De que forma os gestores incentivam a participação popular na coisa pública?
No último texto chamamos a atenção do leitor sobre o que ele tem feito para ajudar a transformar a cidade em que ele vive na cidade que de fato ele quer viver. Contudo, a responsabilidade pública nunca será de apenas um ator, muito pelo contrário, pois a coisa pública pertence a todos e, como já falamos, todos podemos executar políticas públicas.
A participação social é importantíssima para a construção de nossa cidade, entretanto, cabe à gestão pública fomentar e incentivar a participação de cada um dos cidadãos. Desta forma, levantamos o seguinte questionamento: o que os poderes públicos (executivo, legislativo e judiciário) estão fazendo para motivar a participação dos cidadãos?
Sabemos que por força da lei, a administração pública é obrigada a realizar audiências públicas e abrir para sociedade os projetos que pretende executar. Mas como têm sido realizadas essas audiências? Seu chamamento fica apenas exposto em um site da prefeitura que não é funcional? Publicado no Diário Oficial, que não é do cotidiano da população? Ou ainda, em algum jornal, que por vezes não é de acesso a todos, mesmo sendo um jornal de uma cidade maior?
Além das audiências públicas, temos uma série de outros instrumentos como plebiscitos, referendos, eleições e movimentos de participação popular. Porém, com o advento da tecnologia, as ferramentas de participação podem ser muito mais estimuladas.
Perguntamos, caro leitor, a administração pública e seus gestores (prefeitos, governadores, presidente, vereadores, senadores e deputados) têm criado canais de comunicação e de abertura para a participação popular? Não apenas canais onde eles apresentam seus posicionamentos ou projetos, mas que nos permitam propor, questionar e debater com eles?
Sabemos de algumas iniciativas muito positivas, como por exemplo, vereadores que utilizam aplicativos onde eles perguntam à população como votar determinado. Sabemos de prefeitos que estão realizando plebiscitos para que os cidadãos escolham onde investir os recursos de infraestrutura em suas cidades.
Mas, fica aqui o questionamento geral aos gestores do Executivo e do Legislativo: como vocês estão promovendo e incentivando a participação da população em seu município, visando a construção da cidade em que todos queremos viver?
E você cidadão, está satisfeito com os canais de comunicação que a gestão de seu município utiliza?