Opiniões

Como se tornar disciplinado a partir de hoje

Afinal, como se tornar disciplinado? Ao final desse artigo você vai poder colocar em prática uma ação simples para começar a se tornar disciplinado 

Me diz se é assim que acontece:

  • Você até faz um planejamento, mas não consegue cumprir por falta de disciplina?
  • Define tarefas que vão direcionar você no rumo que você quer, passam 2, 3 dias… aquele gás vai todo embora?
  • Às vezes parece que o ambiente não ajuda, você acaba repetindo os seus hábitos usuais como: passar o tempo à toa, talvez assistindo vídeos nas redes sociais que não te levam a lugar nenhum…
  • Se sente frustrado por não conseguir controlar a sua vontade e fazer o que tem que ser feito todos os dias?
  • Talvez você já tenha tentado de tudo para se tornar mais disciplinado: fazer checklist de tarefas, acordar mais cedo, bloquear horas do seu dia para fazer o que precisa ser feito e não adiantou nada. :/
  • Você SENTE que no momento que se tornar mais disciplinado, você vai finalmente COMEÇAR e TERMINAR tudo aquilo que precisa fazer para se tornar uma pessoa melhor e atingir os objetivos que você mesmo definiu?

O que precisamos ter para desenvolver a disciplina é o AUTODOMÍNIO

Mas, como a gente pode aprender a ter domínio de nós mesmos? Deixa-me explicar isso melhor para você. Entendendo o que é disciplina. A disciplina está ligada à força de vontade. Se eu aprendo a dizer “EU VOU” e “VOU de fato… “EU NÃO VOU” e “NÃO VOU” de fato… Eu, então, tenho disciplina. Disciplina e força de vontade, para você entender de uma vez por todas: É você abrir mão de um prazer imediato, por um prazer futuro. Para quem quer emagrecer, por exemplo: é abrir mão de um brigadeiro agora para ter menos peso lá na frente. É abrir mão de uma comida que não me faz bem agora para eu ser mais magro lá na frente. É abrir mão de ficar deitado vendo Netflix ou qualquer série de TV, para ir numa academia.  Lembre-se sempre que o “sucesso é um conjunto de coisas óbvias feitas de forma consistente”. Pessoas não disciplinadas são pessoas que não abrem mão de um benefício imediato para ter um benefício futuro. E olha, a base de uma transformação pessoal é o conhecimento.

O que é prioridade para você?

Se desenvolver pessoalmente num final de semana ou sair para a balada (nada de errado com isso)

Ao que você está dando prioridade?

É preciso dar prioridade aos seus objetivos principais para desenvolver disciplina.

Como se tornar disciplinado

A primeira regra para se tornar disciplinado é exercitar o “músculo” da disciplina. Quanto mais eu exercito, mais eu tenho. Quanto menos eu exercito, menos eu tenho.

Quanto mais a gente “perde” na força e disciplina, menos a gente tem.

Essa é a solução para se tornar disciplinado: “PRATIQUE A DISCIPLINA COM ALGO QUE VOCÊ POSSA VENCER”.

Se a gente tenta ser disciplinado estabelecendo para a gente uma meta muito grande…

Ex: vou começar a semana malhando 5x por semana, 1 hora e meia por dia!

Provavelmente, você perderá!

É possível que você consiga? É claro que é possível. Várias pessoas saem do zero, começam a malhar esse tanto por semana…

Mas se você estabelecer um objetivo tão grande para você e você não conseguir… você vai estar treinando o “músculo” da força de vontade para entender que ele é fraco, que ele não consegue.

Comece a treinar esse músculo agora.

Escolha algo pequeno que você possa ganhar daquilo, para capacitar o seu músculo da força de vontade.

Para quem quer começar a correr pode ser o simples ato de colocar o tênis de corrida, por exemplo.

Quem sabe você quer começar a ler livros, mas sente dificuldade… Você pode estabelecer que vai ler 5 minutos por dia. Comece pequeno para treinar o seu “músculo” da disciplina 

Deixa um comentário aí embaixo! Me conta. Qual é a pequena ação que você vai começar a fazer para se tornar disciplinado a partir de hoje?

Um abraço a todos.

Mara Perente

É Coach Pessoal/desenvolvimento pessoal. Formada na Instituição Febracis. Treinadora oficial dos cursos: O Poder da Ação e Decifre, Decifre e Influencie Pessoas, Educar Amar e dar Limites. É analista de perfil comportamental e palestrante. Instagram: @maraperente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo