Black is Beautiful
Na última década muito pouca coisa andou para a frente no Brasil. Mas a valorização, o empoderamento, o posicionamento e a visibilidade dos negros, principalmente das mulheres negras, é impressionante.
Assisto emocionada a esse movimento que toma conta de todos os cenários do país: estão nas telas, protagonizam pesquisas, escrevem livros, poesias, contam suas lindas histórias, expõem sua cabeleira, seus turbantes, lutam por seus espaços, estão dominando!! Saem dos cantos onde se escondiam para a luz da ribalta; se unem, debatem suas batalhas, se juntam, promovem, acontecem.
Através da educação, de políticas públicas importantes como a de cotas, de várias ações da sociedade pela diversidade nas empresas e nas universidades, estamos finalmente enxergando nosso país nas suas cores reais: morenos, pardos, mulatos, negros… somos seres humanos que só o Amor poderá unir. Um Amor que respeite uma história muito sofrida de escravidão e preconceito; um Amor que perdoe quem feriu ou se omitiu por falta da consciência que as reflexões desse dia 20/11 nos fazem entender.
Não cabe a nós, ‘brancos’, falar pelos negros… a voz, a dor, as feridas, as marcas são deles!!! Cabe a nós estarmos alertas ao racismo que persiste após quase um século e meio desde a abolição. Cabe a nós estarmos conscientes que a masmorra, os grilhões, o tronco e a senzala ainda vivem e sobrevivem em forma de preconceito, exclusão, iniqüidade, desigualdade…
Como líder do Grupo Mulheres do Brasil Franca me orgulho imensamente do nosso Comitê de Igualdade Racial e de tudo que elas fizeram, estão fazendo e virão a fazer por essa causa, pela qual lutam brancas e negras juntamente.
Por mais luz para essa causa!
Por maior consciência!
Para marcar a data, o Grupo Mulheres do Brasil publicou mini-vídeos enviados por mulheres de vários cantos do País. Algumas francanas também participaram. Veja um pouco de suas histórias: