Varejo no Brasil: o que deve acontecer com o setor daqui 24 meses?
O varejo brasileiro passa por muitos desafios, principalmente econômicos e de mudanças no cenário do país. A reforma tributária, aguardada a mais de 30 anos, traz consigo uma série de mudanças que devem impactar profundamente o setor. Mas como se preparar para esse novo cenário? Como transformar desafios financeiros em oportunidades reais de crescimento?
Primeiro, é importante entender que a reforma tributária vem para simplificar, mas de acordo com o que já esta sendo regulamentado, essa mudança deve trazer aumento de carga tributária para inúmeros setores. A substituição de vários tributos por um imposto único sobre bens e serviços pode parecer um alívio à primeira vista, mas uma possível redução de margem para vários segmentos, além do período de transição exigir muita atenção, pois, as empresas vão funcionar sob dois sistemas tributários ao mesmo tempo até que a transição seja concluída.
E aqui entra o divisor de águas das empresas consolidadas, o futuro do varejo não está apenas na adaptação, mas na antecipação. Quem se preparar desde já, ajustando seus formatos, estruturas, precificação e estratégias, não apenas sobreviverá às mudanças, mas terá a chance de prosperar em um mercado mais complexo e ganhar mercado enquanto a maioria busca apenas sobreviver.
Além da reforma tributária, outros aspectos financeiros desafiam o varejo no Brasil. A inflação tem aumentando constantemente o preço dos produtos e por mais que o governo publique que está tomando medidas para controlar a inflação aumentando o juros, o que o consumidores alegam é que além do dinheiro ficar mais caro, quase não é vista melhora dos preços nas prateleiras. No entanto, é justamente em tempos de crise que surgem as maiores oportunidades. Lembre-se, “em meio ao caos, sempre há uma oportunidade” – frase atribuída a Albert Einstein, que nos lembra que o sucesso não é sobre o que acontece, mas sobre como reagimos ao que acontece.
Para navegar nesse mar de incertezas, é fundamental adotar uma postura proativa e focada em antecipar cenários. Projetar cenários considerando diversas taxa de juros assim como estruturar um novo modelo de precificação considerando os novo imposto único são algumas das estratégias que podem fazer a diferença.