ColunasOpiniões

Reforma Tributária: Como as empresas podem se preparar para o que vem por ai?

Com o cenário econômico em ebulição e as discussões sobre reforma tributária cada vez mais presentes, é natural que empresários e empreendedores estejam se perguntando: “Como isso afetará minha empresa? E o que posso fazer para me preparar?”

O texto da reforma tributária que foi aprovado, traz uma sistemática totalmente nova de cálculo para alguns tributos que hoje são cobrados pelos governos federais, estaduais e municipais. Em resumo, o imposto estadual ICMS e o imposto municipal ISS deixarão de existir pois serão substituídos pelo novo imposto IBS (Imposto sobre bens e serviços) assim como os tributos federais PIS, Cofins e IPI também deixarão de existir e serão substituídos pelo novo tributo CBS (Contribuição sobre bens e serviços).

O formato em que todos os impostos citados são calculados atualmente, será completamente modificado e alterado. Será um cenário divisor de aguas na economia do pais. Compreender os impactos e se antecipar às mudanças pode ser a chave para evitar dores de cabeça futuras e até mesmo encontrar oportunidades de crescimento. É preciso entender que não só o calculo dos impostos será afetado, mas todo o formato de precificação de serviços e mercadorias, pois, os impostos fazem parte do preço de venda que deverá ser totalmente revisto e ajustado.

Alguns segmentos serão mais afetados que outros e muitos terão suas margens de lucro impactadas negativamente em virtude do possível aumento da carga tributária, inclusive empresas no simples nacional. Uma coisa é certa, quem tem empresa hoje ou pretende ter algum negocio futuramente, deve se preparar para as grandes mudanças, pois, a implementação do novo formato de tributação não acontecerá de uma só vez, a transição levará quase 10 anos para acontecer e isso significa que por todo esse tempo o empresário e empreendedor deverá conhecer os dois formatos de tributação tanto o atual quanto o novo.

À medida que o cenário da reforma tributária avança e se desenha, fica evidente a necessidade de soluções inovadoras para auxiliar as empresas a navegarem por essa transição desafiadora. Exatamente por isso que bart Gestão Tributária possuí uma iniciativa de desenvolvimento de sistemas especializados para lidar com os complexos cálculos decorrentes das mudanças que certamente trarão um alívio para as organizações. A reforma tributária vai mudar muita coisa nos negócios do nosso país, mas, de certa forma, para quem estiver preparado pode ser uma oportunidade única para se alavancar e sair na frente do mercado, visto que, as mudanças ocorrerão para todos e quem não estiver adaptado pode ficar para trás.

Plínio Reis

É administrador de empresas formado pelo UniFacef, é especialista tributário há mais de 10 anos, tendo atuado nas maiores consultorias tributárias do mundo. É francano e mora em São Paulo, onde é CEO na Bart Gestão Tributária

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo