Jovens do Caminho Neocatecumenal são enviados para missão na região de Franca
Na noite desta terça-feira, 28 de janeiro, 250 pessoas, entre jovens maiores de 18 anos, catequistas e presbíteros do Caminho Neocatecumenal da Diocese de Franca, SP, foram enviadas para a Missão 2 a 2. A Celebração de Envio foi presidida por Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo Diocesano, e ocorreu no Centro Catequético Santa Cruz, na cidade de Nuporanga.
De 28 de janeiro a 1º de fevereiro, os missionários percorrerão as ruas de cidades circunvizinhas a Franca para anunciar o Evangelho de dois em dois, revivendo o envio feito por Jesus aos seus discípulos para pregar o Reino de Deus, conforme descrito no Evangelho de Mateus (6,7). Sem levar bolsa, nem dinheiro e sem garantias de acolhida, os enviados em missão saem confiantes na providência divina, levando a boa notícia do Amor de Cristo a todos, sendo um testemunho vivo do chamado missionário que a Igreja recebe de levar o Evangelho até os confins da terra. A preparação para a missão aconteceu em um contexto de convivência conduzida pela Equipe de Catequistas responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil: Pe. José Folqué, Raúl Viana e Toña Santiago.
Uma celebração do Jubileu de 50 anos no Brasil
Esta missão integra as comemorações pelos 50 anos do Caminho Neocatecumenal no Brasil, celebrados em 2024. Desde então, os envios de missionários 2 a 2 já foram realizados em diversas regiões do país, incluindo Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Tocantins, interior e capital de São Paulo, Brasília, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro. Em 2025, a missão acontecerá em Minas Gerais, novamente em Brasília e no Rio Grande do Sul.
A missão 2 a 2 reflete o chamado do Papa Francisco para uma “Igreja em saída”, que leva o Evangelho às periferias existenciais e geográficas. O tema do Ano Jubilar de 2025, “Peregrinos de Esperança”, ressoa profundamente neste envio missionário, que oferece uma experiência concreta do chamado cristão à evangelização.