Gravura Mineira é nova atração no Laboratório das Artes
Será aberta ao público a partir de 22 de setembro a mostra “Gravura Mineira” que traz a Franca gravuras realizadas por artistas professores e estudantes do atelier de gravura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – EBA – UFMG. Ao todo, a exposição apresenta 32 obras de 23 artistas, entre xilogravuras, litografias, serigrafia e metal. A cooperação entre a EBA-UFMG e o Lab das Artes se deu a partir de convite do professor George Guttlich à coordenadora do Lab Atalie Rodrigues Alves para conhecer o atelier da universidade. Participam da mostra os professores Clébio Maduro, Eliana Ambrosio, George Gutlich, Isabela Prado, Lúcia Pimentel, Tânia Araújo e os estudantes (alguns já formados) Ana Beatriz Abreu, Cássia Alvarenga, Eduardo Rosa, Fernando Campos, Fernando Costa, Julianismo, Lina Hamdan, Mara Sifuentes, Mariana Laterza, Patrícia Ogata, Pedro Alvarenga, Renata Frazato, Roberto Haddad, Sabrine Danielle, Syl Trignelli, Thayana de Aquino, Yuruka Renan Morais
Para a EBA-UFMG, o atelier de gravura é um lugar do labor e das trocas. Antes de se formalizar enquanto espaço de ensino e aprendizagem, o ambiente da gráfica conduz às práticas de pesquisa e de cooperação inerentes a esta arte. Esta condição difere o ensino de gravura dentre outras disciplinas nas práticas tradicionais das Belas Artes.
Uma vez que a permanência dos alunos nas instalações do atelier extrapola em muito os horários das aulas, o compartilhamento horizontal de saberes se encontra tacitamente instituído, configurando um sistema não linear de aprendizagem. Nesta dinâmica troca de conhecimentos e de interface entre as áreas, os mestres também se permitem redescobrir o ofício a cada novo desafio.
A produção nas quatro vertentes oferecidas pela EBA-UFMG, a Litografia, a Serigrafia, a Xilogravura e a Gravura em Metal, somadas às investigações de impressão, compõem um universo de particularidades, uma vez que trata de projetos poéticos dos alunos, mas também de constelações, manifestadas por meio de certas maneiras de pensar e fazer que permeiam os procedimentos de conceber e elaborar uma imagem impressa.
O convívio entre os meios de gravação num mesmo espaço físico proporciona um diálogo que extrapola os limites dos planos de ensino e conduzem à semente de toda escola gráfica: o laboratório de experimentação. Esta experimentação permite, sobretudo, uma permeação curiosa entre ambientes e procedimentos, e, além disso, aponta para um transladar de investigações poéticas entre os diferentes meios de expressão.
Sob a premissa da experimentação e da investigação conjunta, pensou-se a seleção do conjunto de obras apresentado neste panorama. Por esta mostra pode-se verificar um testemunho do trabalho que partiu de um objetivo pedagógico, mas que apenas se delineou graças ao comum acordo entre pensamento e procedimentos.
A mostra no Laboratório das Artes acontece de 25 de setembro a 20 de outubro de 2023, com entrada gratuita. Para obter informações sobre horários de visita, acesse os perfis do Laboratório das Artes no Instagram, Facebook e https://www.laboratoriodasartes.com.br.
Serviço
Evento: Exposição de Gravuras “Gravura Mineira”.
Data de Abertura: 22 de setembro/2023, 10 horas.
Visitação: de 22 de setembro a 24 de outubro, de segunda a sexta-feira das 10 às 12h e das 14 às 17h.
Local: Laboratório das Artes de Franca – Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação, Franca – SP.
Valor de ingresso: Gratuito
Mais informações: https://www.laboratoriodasartes.com.br