ColunasFilmes & Livros

Ciscando aventuras

FILME: O leopardo

(original: Il Gattopardo, 1963, diretor italiano Luchino Visconti. 140 minutos)

Baseado no romance homônimo,  escrito por Giuseppe Tomasi di Lampedusa. Estrelado por Burt Lancaster, Claudia Cardinale, Alain Delon e Mario Girotti (Terence Hill). Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, no ano de seu lançamento. Durante o conturbado processo de unificação italiana na Sicília, o príncipe Don Fabrizio passa a simpatizar com os ideais socialistas, mas não gosta da ideia de perder seu prestígio e privilégios. Música de Nino Rota.

POR QUE GOSTEI: Gosto de filmes históricos. Em momento como este – em que o mundo está à beira de algo semelhante ao que foi vivido na II Grande Guerra,  aqui também no Brasil, com tantas radicalizações, é necessário rever a história, de outras culturas e da nossa. Este filme trata da unificação da Itália, e o filme me impactou com a frase do brasão do princípe Don Fabrizio – “é preciso que tudo mude, para permanecer igual ao que vivemos.”  Algo muito perigoso, uma frase que dá muitos panos para muitas mangas.

LIVRO: fazes-me falta

(de Inês Pedrosa. Editora Alfaguara, 2002. 237 páginas)

Fazes-me Falta é um livro da escritora e jornalista portuguesa Inês Pedrosa, editado em 2002, pela Dom Quixote. O romance vendeu, segundo a editora, “mais de 100 mil exemplares”, e foi editado em Espanha, Brasil, Alemanha, Itália e França.

POR QUE GOSTEI: Se quiser ter o impacto que tive ao ler o livro, não leia sinopses ou a orelha do livro.  Gosto de ter o contato com a narrativa do autor sem pré-conceitos, e este livro promete uma surpresa se for seguindo o autor até descobrir quais as vozes e de que lugar falam esta mulher e este homem.  Uma voz é feminina e, aos poucos, vamos descobrindo que há outra voz masculina. Vale a pena acompanhar estes monólogos que pretendem diálogo entre estas duas vozes…algo espectral, que fala ao fundo da alma…algo raro e profundo.    

Maria Luiza Salomão

Maria Luiza Salomão é psicanalista pela Sociedade de Psicanálise de São Paulo e mediadora de leituras, participante do projeto Rodalivro, membro da Academia Francana de Letras. Correspondente da Afesmil (Academia Feminina Sul-mineira de Letras).

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo