Prefeita de Cristais confirma variante de Manaus do covid circulando na cidade
A prefeita de Cristais Paulista, Katiuscia Leonardo (PSD), confirmou durante um pronunciamento realizado nas redes sociais nesse fim de semana que a variante de Manaus do novo coronavírus, a P.1, já está circulando na cidade. A confirmação foi feita através de exame em laboratório. “Estamos com a variante no nosso município… É assustador a forma como ela (variante) age. Só desconfiamos pela família ter pessoas que eram vacinadas já, na primeira e segunda dose, e os pacientes serem muitos jovens… E esses pacientes irem lá me mostrar o exame e ele já ter mais de 75% de comprometimento pulmonar com evolução de 1 dia”, explicou a prefeita, que também é médica e por isso também atua na linha de frente contra a covid-19.
No vídeo, Katiuscia alerta para o fato de que o vírus está atingindo pessoas mais jovens, sendo que pessoas com pouco mais de 30 anos estão sendo entubadas. Ela ainda fala sobre as incógnitas do vírus e a incerteza de como ele se manifesta em crianças. “Outra coisa gente. É lá no Centro Covid que tem essas pessoas com variante. É lá no Posto de Saúde que tem essas pessoas com variante. Não é hora de fazer exame de rotina, consulta de rotina… É hora de se poupar”, alertou.
Para encerrar o pronunciamento, a prefeita, que também é presidente do Comam (Consórcio de Municípios da Alta Mogiana) falou sobre a situação dos municípios que compõem o DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde) onde mais de 280 pessoas aguardam por uma vaga de leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria para tratamento do coronavírus. “Nós estamos tendo que escolher pacientes, imagina isso? Eu nunca pensei que teria que passar por isso na minha vida… Um em casa contamina todos. E se tiver um em casa positivo, todos precisam ficar em casa… A situação entrou em um estado de calamidade tão grande que estamos precisando mandar pessoas para casa que não tem chances de sobrevivência, por que não tem pra onde enviar. As pessoas estão nos corredores”, afirmou.