Pequenos negócios de marmitas crescem 216% em 5 anos região de Franca
Empresas passaram de 344 em 2018 para 1.090 em 2023, o que representa 746 novos empreendimentos no período, segundo pesquisa do Sebrae
O ramo de marmitas está em alta na região de Franca. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que o número de pequenos negócios voltados ao fornecimento desse tipo de produto passou de 344 em 2018 para 1.090 ao final de 2023. O crescimento foi de 216%, o que representa a criação de 746 novos empreendimentos no período. Este ano a tendência continua: até março (dados mais recentes), já são 1.106 empreendimentos do tipo.
A pesquisa também mostrou que a maioria desses pequenos negócios, até março de 2024, estão registrados como Microempreendedores Individuais (MEIs). No total, são 937 MEIs e, destes, o maior número se encontra na cidade de Franca, com 566.
Os municípios com crescimento mais significativo são: Franca, que tinha apenas 181 comércios de marmitas e passou a ter 649; Batatais, que aumentou de 37 para 97 empreendimentos em seis anos; São Joaquim da Barra, que tinha 38 e aumentou para 95 negócios; e Ituverava, que tinha 13 estabelecimentos fornecendo marmitas em 2018 e passou para 47 no final de 2023.
O consultor de negócios do Sebrae-SP Flávio Silva lembra que o hábito de pedir comida pronta por delivery aumentou durante a pandemia. “O empreendedorismo por necessidade cresce em situações de dificuldade econômica, como foram os anos em que vivemos a pandemia. Muitos se veem estimulados a empreender para garantir o sustento”, destaca.
“O ramo de alimentação é um dos mais comuns quando a pessoa vai começar um negócio nesse cenário, pois a maioria sabe ‘cozinhar alguma coisa’. Logo, fazer comida para fora, como popularmente dizemos, se torna um dos negócios mais frequentes e isso pode ajudar a explicar o aumento do número de estabelecimentos que fornecem marmita”, explica Flávio Silva.
Além disso, falta de tempo e o custo-benefício fomentam esta atividade. “Esse tipo de alimentação tem por característica ter um excelente custo-benefício. Isso atrai consumidores que precisam trabalhar fora ou não tem tempo para cozinhar em casa e podem se alimentar, de forma prática e com preços acessíveis. Então, essa característica do mercado consumidor também ajuda a explicar o crescente número de marmitarias, pois a demanda por uma alimentação com preço acessível vem crescendo nos últimos anos”, finaliza o consultor.
No Estado
A pesquisa de preferências realizada pelo Sebrae-SP com 400 entrevistados por e-mail mostrou que as refeições mais procuradas em marmitas são os pratos tradicionais, mencionados por 73% dos entrevistados no Estado. Os alimentos saudáveis vêm em segundo lugar, com 61% das citações. O pedido costuma ser feito principalmente por meio de aplicativos de entrega (82%) e restaurantes (79%). Os sites especializados em marmitas recebem 28% das solicitações. A motivação para pedir vem em primeiro lugar pela praticidade e economia de tempo, segundo 77% dos entrevistados; 45% afirmaram ter essa opção para evitar desperdício.