Abertura do Crea-SP contou com mais de 50 convidados
Objetivo é fiscalizar o exercício profissional em 16 municípios
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) deu início, na manhã de hoje, 16, a uma força-tarefa de fiscalização do exercício profissional nos municípios de Franca, Itirapuã, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Rifaina, Santo Antônio da Alegria, Batatais, Altinópolis, Brodowski, Sales de Oliveira, Morro Agudo, Orlândia, São Joaquim da Barra, Ipuã, Cristais Paulista e Jeriquara. O evento contou com Nicola Rossano Costa, secretário de infraestrutura de Franca, representando o prefeito Alexandre Ferreira e mais 56 pessoas.
Com caráter orientativo e preventivo, a ação, que ocorre em parceria com a Prefeitura de Franca, tem como objetivo garantir a presença de profissionais habilitados à frente das atividades abrangidas pelo Conselho.
De hoje até o dia 20 de agosto, serão fiscalizados serviços e obras de Engenharia, Agronomia e Geociências, como construção civil em loteamentos, empresas fotovoltaicas, usinas, revendas de defensivos e cooperativas agronômicas.
De 2015 a 2020, as ações de fiscalização do Crea-SP aumentaram cerca de 300%. O crescimento se deve ao uso das tecnologias para apoio à fiscalização, com pesquisas e apurações remotas antes dos agentes fiscais irem a campo e, também, à adoção do modelo das forças-tarefas em todo o Estado. No primeiro semestre de 2021, o Crea-SP registrou cerca de 105 mil ações fiscalizatórias. A expectativa é alcançar 200 mil ações até dezembro de 2021.
O Crea-SP é responsável por fiscalizar o exercício profissional, garantindo que exista sempre um responsável técnico habilitado e registrado à frente das atividades abrangidas pelas Engenharias, Agronomia e Geociências, contribuindo assim para a segurança da sociedade e dos próprios profissionais.