Polícia prende médico francano condenado por estupro em 2012 que estava foragido
A Polícia Militar de Ribeirão prendeu na manhã desta sexta-feira, 28, o médico anestesista francano José Rubens Perani Soares, 77 anos, condenado em 2012 por estupro de vulnerável em Franca. O médico estava foragido desde 2018, quando houve sua condenação em última instância pelo STF (Supremo Tribunal Federal), após recorrer em liberdade. O anestesista deverá cumprir pena de 8 anos de prisão em regime fechado.
À época da condenação, José Rubens Perani Soares tinha 67 anos de idade. O médico havia sido denunciado à Justiça em outubro de 2011 após investigação realizada pelo Ministério Público, que o acusou da prática de dois crimes de estupro de vulnerável, ocorridos entre maio de 2010 e junho de 2011, em Franca. Segundo a denúncia, os abusos sexuais aconteceram durante as intervenções cirúrgicas, enquanto as vítimas estavam sedadas.
Ele foi condenado por estuprar uma adolescente enquanto ela estava sedada durante uma cirurgia e absolvido também pelo mesmo crime que teria cometido contra um menino de 5 anos de idade. A absolvição se deu por falta de provas.
A decisão da Justiça também determinou a perda de cargo ou função pública (vinculada a medicina) e teve o direito de exercer a profissão suspenso pelo TJ-SP à época.