Gaeco cumpre mandados em 9 farmácias de Franca por fraudes de R$ 17 milhões
O Gaeco (Grupo de Apoio e Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público do Estado de São Paulo deflagrou na manhã desta quarta-feira (19) a Operação “GUELTA” visando o cumprimento de mandados de busca e apreensão em 9 farmácias na cidade de Franca. A ação foi realizada em conjunto com a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), com o apoio de 26 policiais da Polícia Militar do Estado. Ainda não há informações sobre prisões.
As farmácias que foram alvo da operação estão sendo investigadas por suspeita de compra e venda de medicamentos sem nota fiscal. Segundo o Ministério Público, os levantamentos apontam para uma sonegação fiscal de, aproximadamente, R$ 17 milhões. Além disso, há indícios de que as farmácias adquiriam medicamentos controlados sem nota fiscal, de origem desconhecida, dificultando o controle sobre a venda posterior.
A investigação aponta para a prática de lavagem de dinheiro pelo proprietário destas farmácias. De acordo com o Gaeco, o empresário registrava alguns estabelecimentos em nome de laranjas e “praticou diversos atos para dissimular a origem ilícita dos valores recebidos”.
Além das 9 farmácias alvos de mandados de busca e apreensão em Franca, uma outra na cidade de Jardinópolis também está sendo investigada. Participaram da operação 5 Promotores de Justiça, 8 servidores do Ministério Público, 22 auditores fiscais da Receita Estadual e 26 Policiais Militares.