Sargento da Polícia Militar quase cai em golpe de venda de carro
O sargento da Polícia Militar, Marcelo Mambrini, muito conhecido em Franca por todo o trabalho que realizou ao longo de sua carreira, quase caiu em um golpe semana passada, ao tentar comprar um carro.
O cenário foi a cidade de Ituverava, que fica a 70 km de Franca. Um golpista clonou um anúncio de venda de veículo e tentou levar vantagem em cima de Mambrini e do verdadeiro dono do carro.
O caso
Mambrini se interessou por um carro que viu no Marketplace do Facebook e que, segundo ele, estava com um valor bastante atrativo. Entrou em contato com o ‘anunciante golpista’ e combinou de ir Ituverava, na segunda-feira, dia 20, para fechar a venda.
Foi combinado que ele seria recebido por Júnior Careta. O golpista disse que Júnior era seu irmão e que só iria mostrar o carro para Mambrini, mas que não precisavam falar sobre valores. “Ele me disse que tinha problemas financeiros com o irmão, pra eu não detalhar nada pra ele. Apenas ver o carro”, contou Mambrini.
Por outro lado, o golpista disse para Júnior que Mambrini era um funcionário dele que iria ver o carro e fazer os testes necessários para a compra.
Ambos acreditaram na história do golpista, se encontraram, Mambrini testou o carro e quando viu que o carro realmente o interessava, pediu para Júnior para levar o carro para a vistoria. Esta seria a última etapa antes de finalizar o negócio. “Eu avisei ao anunciante que faria a vistoria e eu e Júnior fomos pra uma empresa de vistoria de Ituverava, a Dekra. Chegando lá, fomos atendidos pelo Luciano. E, enquanto ele fazia a vistoria, eu e o Júnior começamos a receber ligações do golpista para agilizar o processo, pra vender logo, pra eu liberar logo o pagamento, porque ele já queria emitir o recebo e começamos a desconfiar. O Luciano, vendo essa movimentação, também ficou atento e, por fim, começamos a conversar um com o outro e descobrimos que o Júnior não tinha irmão com o nome que o golpista tinha me passado e percebemos que tudo não passava de um golpe “, disse Mambrini. Se eu tivesse feito o pagamento de imediato, sem o cuidado de fazer a vistoria, provavelmente perderia o dinheiro, porque depois que você faz o PIX, muitas vezes já era”, disse o Mambrini, que completou: “Quis contar essa história, pra fazer esse alerta. Porque sou policial militar, escolado, experiente e por pouco, muito pouco, não cai num golpe e fiquei no prejuízo. Sendo assim, reitero para todos tomarem muito cuidado nessas negociações, fazer sempre a vistoria, procurar um despachante de sua confiança e só fazer o pagamento quando estiver seguro de que está tudo certo”, disse o sargento.
Gamberini também gravou um vídeo com Luciano e Júnior, no qual eles narram a situação e dão dicas para as pessoas não caírem em golpes de compra de veículos. “Por mais que pareça que um negócio está sendo feito de forma clara, honesta, vantajosa, é sempre recomendado tomar todos os cuidados. Sempre questionar muito e é sempre importante negociar direto com o proprietário do veículo, que normalmente é a pessoa que mostrará o carro, afinal, a internet é um campo aberto e os golpistas estão 24 horas por dia aplicando golpe. Se não deu certo comigo, eles acabam conseguindo fazer dar certo com outro, infelizmente”, disse o sargento. Mambrini também recomenda: “Ao encontrar com a pessoa que vai te mostrar um veículo à venda, não fique com vergonha de perguntar e perguntar, tentar extrair o máximo de informações para comparar com o anúncio e detectar divergências. E superimportante: não deposite o valor em conta de terceiros, somente na conta do dono do veículo”, disse Mambrini.
Confira o vídeo no link abaixo: