Local

Santa Casa de Franca anuncia redução de quase 50% dos leitos de UTI/COVID

O Grupo Santa Casa de Franca anunciou na manhã desta sexta-feira, 1º de outubro, a redução de quase 50% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) SUS disponíveis na ala covid mantida no Hospital do Coração. A medida foi tomada, segundo nota divulgada pelo Grupo, devido a diminuição nas internações na ala, além de relatar o atraso de dois meses no recebimento de recursos e o fim de convênio com o município.
Em nota, a Santa Casa afirmou que “assim, devido a esta queda na ocupação nos últimos meses, com atraso de 2 meses no recebimento de recursos e fim do Convênio com Município, a instituição irá readequar o número de leitos, saindo de 53 leitos para 27 leitos e mais 10 leitos de enfermaria”.

No texto encaminhado, o Grupo ainda informa que a equipe multiprofissional Covid-19 e a diretoria administrativa do Grupo Santa Casa de Franca estão comemorando um momento há muito esperado: a diminuição de internações na ala do Hospital do Coração.
Segundo a Santa Casa, com o fechamento dos leitos e a redução de despesas provenientes dos mesmos, os administradores poderão “redirecionar recursos para outras frentes de atendimento ao público do SUS – considerando ainda o fato de que a instituição está sem receber os repasses do Ministério da Saúde dos meses 08/2021 e 09/2021, além do encerramento do Convênio de complementação com o Município, que terminou em 09/2021”.
A Santa Casa reforça ainda que é urgente que os recursos “sejam renovados para estes 27 leitos de UTI, e contemple os meses 10/2021 a 12/2021, até mesmo para que o Grupo Santa Casa de Franca possa colocar em prática sua programação para o Corujão da Saúde de Oncologia, que irá atender à população SUS com 1.894 exames de tomografia e ressonância magnética”.

Setembro foi o mês com menos mortes de covid-19 neste ano de 2021, seguido de agosto quando foram registradas 35 vítimas. Os números em queda confirmam a efetividade da vacinação que já contempla com ao menos a primeira dose mais de 80% da população da cidade.
No início setembro, o Grupo Santa Casa já havia desativado os leitos de covid que funcionavam no AME (Ambulatório Médico de Especialidades).
A Santa Casa confirmou que os leitos serão fechados a partir de hoje, 01.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo