Sabesp confirma risco de racionamento de água em Franca
O gerente distrital da Sabesp, Alex Veronez, participou da sessão ordinária na Câmara de Franca nesta terça-feira, 27, e confirmou que a cidade corre o risco de passar por um racionamento. Na oportunidade, Veronez respondeu aos questionamentos dos vereadores sobre as providências que estão sendo tomadas pela empresa para evitar o desabastecimento de água em função da crise hídrica enfrentada em vários municípios e outros temas relacionados ao saneamento básico.
Durante seu pronunciamento, o representante da Sabesp falou sobre a gravidade da situação. “Realmente é uma crise assustadora, há estudos que falam na pior crise dos últimos 50 anos, outros dizem 90 anos… Eu não posso me omitir, a situação é séria. Existe um plano de mídia para pedir a população para que faça uso racional de água.”
Segundo a Sabesp, neste ano foi registrada uma queda de 40% nos índices de chuvas e só para se ter ideia da gravidade do problema, o Rio Canoas, que é a principal fonte de captação de água para abastecimento do município, que antes tinha produção de 1.850 litros por segundo caiu pela metade.
Entre as medidas emergenciais adotadas pela Sabesp, o gerente distrital destacou a instalação de duas novas captações. Além disso, ele informou que o racionamento é a última alternativa, mas afirmou que não pode descartar a medida e para isso a população precisará cooperar. “Uma (captação) foi instalada no Rio Canoas e a outra no Córrego dos Macacos no Jardim Luiza, e uma alternativa em Restinga no Aquífero Guarani. Mesmo assim não posso dizer que não terá racionamento”, explicou. “Se a gente ficar mais um mês sem chuva, podemos ter racionamento. E estamos planejando da melhor forma possível para não afetar apenas uma região e minimizar os impactos à população. Essa será a última alternativa, completou.
Atendimento
Na próxima segunda-feira, 02 de agosto, a Sabesp retomará o atendimento presencial dos consumidores. De acordo com o gerente distrital, os serviços serão prestados seguindo todos os cuidados necessários para controle e prevenção da Covid-19 e com capacidade reduzida.
Reparos no asfalto
Os questionamentos foram feitos pelos vereadores Gilson Pelizaro (PT), Marcelo Tidy (DEM), Zezinho Cabeleireiro (PP) e Pastor Palamoni (PSD) que ainda cobraram melhor empenho da Sabesp na qualidade dos serviços de reparos nos remendos asfálticos após a realização de obras.