Projeto em escolas estaduais promove saúde e prevenção entre Jovens
A iniciativa abrange 20 escolas da rede pública estadual e oferece encontros semanais conduzidos por profissionais especializados

Com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, emocional e social de adolescentes em um ambiente acolhedor e educativo, a Secretaria de Saúde, por meio do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), realiza um projeto voltado à prevenção, promoção e atenção integral à saúde juvenil.
A iniciativa, que conta com o apoio da Diretoria Estadual de Ensino, abrange 20 escolas da rede pública estadual e oferece encontros semanais conduzidos por profissionais especializados. As atividades incluem rodas de conversa, dinâmicas de grupo e aulas expositivas que abordam temas essenciais como adolescência, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), gravidez precoce, relacionamento interpessoal e o uso de álcool e outras drogas.
Para a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, o trabalho desenvolvido pelo CTA é fundamental na formação de jovens mais conscientes. “É uma iniciativa de suma importância, porque oferecemos, pelo CTA, um espaço acolhedor e seguro para a discussão de temas fundamentais para nossos jovens, repercutindo assim em mais consciência, mais qualidade de vida e menos doenças”, destacou.
As visitas ocorrem semanalmente nas unidades escolares, mas entram em recesso durante o período de férias escolares. As atividades serão retomadas em agosto.
Serviços do CTA
Além do trabalho nas escolas, o CTA também oferece, gratuitamente, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, com aconselhamento individual e entrega de resultados no local. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na Rua Ouvidor Freire, 2109, no Centro.
A unidade também promove palestras educativas em empresas e disponibiliza preservativos e outros métodos contraceptivos de forma gratuita à população.