Prefeitura cria programa “Mais Luz” para iluminar pontos escuros de Franca
A Prefeitura lançou nesta quinta-feira, 16, o Programa Mais Luz, que instalará e trocará a iluminação em diversos pontos da cidade. O objetivo é melhorar a segurança para a população em geral. Os munícipes poderão realizar o pedido de locais que necessitam de iluminação diretamente pelo site da Prefeitura (https://www.franca.sp.gov.br), na Central de Atendimento. “O Mais Luz, que estamos trazendo hoje aqui, foi criado em 2014 e hoje está sendo retomado. A iluminação tem uma importância muito grande para nós porque permite você transitar com segurança. As forças de segurança podem trabalhar com mais tranquilidade, as pessoas podem andar a noite sem correr o risco de tropeçar, cair, machucar e sofrer algum acidente… Temos alguns pontos da cidade que precisam de luz”, comentou.
Segundo o prefeito, quando foi criado em 2014 o programa tinha uma verba mensal de R$ 100 mil era utilizada para a iluminação de pontos da cidade (incluindo a instalação de postes em alguns locais e os braços de luz em outro).
Desde 2017, também de acordo com o prefeito, ao menos 20 processos para a instalação foram recebidos pela Ouvidoria e estão parados. Agora, serão elencadas entre estes locais os prioritários que receberão a iluminação primeiro. “Vamos começar a resgatar esses 20 processos que estavam parados, elencar as prioridades e realizar o serviço… A população também poderá realizar o pedido, a Ouvidoria irá até o local e vai confirmar o que exatamente precisa e faremos gradativamente”, disse o prefeito.
Desde o início do ano, segundo informações da Secretaria de Infraestrutura, mais de 500 lâmpadas foram trocadas em espaços públicos da cidade, além de 338 reatores. Entre os locais que receberam a nova iluminação estão as avenidas Miguel Sábio de Mello, José Marcelo Leite, Luiz Antônio Caetano, José da Silva, Bernardino Pucci, Adhemar Pereira de Barros, Santos Dumont, além das praças da Bandeiras, Leporace I e II, Juca Jacynto, Lupércio Taveiras, Barão, Nossa Senhora da Conceição, Angicos, entre outras. Os conjuntos esportivos do Guanabara, Santa Terezinha e Jardim São Luíz.
O valor das melhorias já feitas, assim como o investimento previsto para a manutenção do Programa Mais Luz não foram divulgados pela Prefeitura.