Obras de revitalização do prédio da antiga Mogiana estão a todo vapor
As obras de revitalização do prédio da antiga Companhia Mogiana Estrada de Ferro (CMEF, conforme a sigla que está no alto do centro do prédio), no bairro da Estação, em Franca, estão a todo o vapor. O destelhamento de toda a unidade que será restaurada já aconteceu. Aos poucos o prédio ganhará retoques, reforços em sua estrutura e restauro em toda a parte que não pode ser modificada por ser imóvel tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico). A reforma deve durar pelo menos 12 meses.
Com investimentos de mais de R$ 2,9 milhões, a revitalização do prédio da Mogiana abrigará um centro cultural, um mercado popular e um espaço gastronômico temático. Tudo isso deverá ser feito preservando o caráter histórico daquela região. Também será construído um boulevard que fará a ligação do prédio à Praça Sabino Loureiro.
Com a reforma, comerciantes esperam uma valorização da região, principalmente após a retirada, em agosto deste ano, dos moradores de rua que ocupavam o entorno do prédio. Apesar da retirada e do esforço em mantê-los em atendimento nos diversos equipamentos sociais disponíveis em todo o município – como auxílio moradia (o Moradia Digna), Caps entre outros -, ainda na manhã desta quinta-feira, 10, era possível ver vários deles – ao menos seis – nos bancos da Praça Sabino Loureiro.
Antes abandonado, invadido, saqueado e rodeado de barracas improvisadas com pessoas vivendo em meio ao lixo acumulado na calçada, o prédio da Mogiana dá seus primeiros passos para tentar trazer de volta vida saudável ao local.