Morre o maestro Ronaldo Faleiros, incentivador das fanfarras em Franca
Morreu no início da manhã desta sexta-feira, 27, o maestro Ronaldo Faleiros, com 70 anos. Ele sofreu falência múltipla dos órgãos em decorrência de uma infecção e problema pulmonar.
O maestro, que estudou Composição e Regência na instituição de ensino Instituto Musical de São Paulo, era muito conhecido pelo trabalho que realizou ao longo da vida com fanfarras em escolas de Franca e região.
Ronaldo Faleiros foi o responsável por montar a primeira fanfarra da Escola Estadual “Dr. João Marciano de Almeida”. Também teve passagens na escola “Dr. Júlio Cardoso”, em Franca; além de atuar em unidades de cidades como Patrocínio Paulista e Ituverava.
O maestro também trabalhou na Secretaria de Cultura no Governo do Estado de São Paulo e criou a Federação Nacional de Bandas e Fanfarras, em Brasília (DF).
Ronaldo Faleiros teve três filhos, Herbet, Karen e Eric. Em grupos de WhatsApp, amigos lamentaram a morte do maestro. “Com profundo pesar, o Grupo de Amigos da Fanfarra do Colégio João Marciano, anos 70, comunica o falecimento de seu maestro, o grande e inesquecível Ronaldo Faleiros”.
O velório de Ronaldo Faleiros acontece na sala 9 do São Vicente e o sepultamento está previsto para acontecer às 16 horas, no Cemitério da Saudade.