Local

Momentos antes de anunciar fumacê contra a dengue, Alexandre Ferreira era ‘limado’ na Câmara

Minutos antes de ir às redes sociais e soltar um vídeo em que anunciava o uso do fumacê como reforço no combate à dengue em Franca, o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) enfrentava uma enxurrada de cobranças e críticas sobre as ações da prefeitura. As críticas partiram dos vereadores que participavam da 13ª Sessão Ordinária da Câmara na manhã desta terça-feira, 26. O debate foi bastante acalorado durante a apresentação do Requerimento nº 152 de 2022 de autoria do vereador Gilson Pelizaro (PT) cobrando informações do combate ao surto de Dengue no Município. Minutos depois, o prefeito anunciava o fumacê e o apoio de atiradores do Tiro de Guerra nas ações.

O próprio Gilson Pelizaro, parlamentar responsável pelo requerimento, não participou da 12ª Sessão Ordinária na semana passada em decorrência de tratamento contra a dengue. Durante sua fala, ele apresentou no telão do plenário fotos que foram tiradas nesta segunda-feira, 25 de abril, durante fiscalização de áreas públicas e privadas na região da Vila São Sebastião.

“Fizemos uma varredura no Córrego Engenho Queimado e nas proximidades da avenida Nelson Nogueira (…) a falta de ação do Poder Público é um dos maiores contribuintes para o volume e aumento de casos de dengue numa comunidade”, disse. Gilson destacou as ações feitas pela Câmara com campanha de conscientização da população e de cobranças feitas pelos instrumentos legais disponíveis.

vereador Della Motta (PODE) lembrou das cobranças feitas pelo Legislativo questionando a prefeitura sobre as ações feitas de combate à dengue. E criticou: “não veio resposta dos requerimentos. Honestamente? Eu espero que pelo menos esse do Gilson obtenha uma resposta do Poder Executivo”, disse Della Motta. O parlamentar ainda lembrou da sobrecarga causada nas unidades de saúde devido o aumento de casos da doença e ainda pontuou: “A questão da manutenção e zeladoria da cidade está horrível”.

Aliada do prefeito vereadora Lurdinha Granzotte (União) ressaltou sobre a cobrança da possibilidade do fumacê e outras medidas de prevenção e combate. Mal sabia ela que seria “furada” pelo executivo no anúncio da pulverização da cidade. Para Lurdinha, “somos todos responsáveis e ficamos também acuados, fazemos nossas solicitações e cobranças”.

vereador Marcelo Tidy (União), que tem sido contundente com críticas relacionadas aos serviços de limpeza e coleta de lixo no município ressaltou: “É lamentável a empresa fez um acordo, mas na verdade está roubando do município, é aquele negócio faz de conta que entrega, mas não está entregando”.

vereador Zezinho Cabeleireiro (PP) citou o exemplo do descarte e acúmulo de lixo no Parque Moema e criticou: “A gente faz nosso trabalho com indicações, mas tem muitas áreas sujas e outra coisa a Prefeitura faz a limpeza somente nas guias, dois ou três metros somente, precisa fazer uma limpeza melhor”.

vereador Ronaldo Carvalho (CID) também falou sobre as cobranças de munícipes com envio de fotos com áreas tomadas por lixo no Residencial Bernardinho Pucci. E cobrou: “Se a parte educativa não está funcionando, tem que partir para a parte punitiva. As pessoas não estão entendendo que é um conjunto(…). Que sentido faz você pegar seu lixo e jogar em um terreno baldio? E depois reclamar que o pronto socorro está cheio de pessoas com dengue?”.

Alessandro Macedo

É jornalista e editor da Folha de Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo