Momentos antes de anunciar fumacê contra a dengue, Alexandre Ferreira era ‘limado’ na Câmara
Minutos antes de ir às redes sociais e soltar um vídeo em que anunciava o uso do fumacê como reforço no combate à dengue em Franca, o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) enfrentava uma enxurrada de cobranças e críticas sobre as ações da prefeitura. As críticas partiram dos vereadores que participavam da 13ª Sessão Ordinária da Câmara na manhã desta terça-feira, 26. O debate foi bastante acalorado durante a apresentação do Requerimento nº 152 de 2022 de autoria do vereador Gilson Pelizaro (PT) cobrando informações do combate ao surto de Dengue no Município. Minutos depois, o prefeito anunciava o fumacê e o apoio de atiradores do Tiro de Guerra nas ações.
O próprio Gilson Pelizaro, parlamentar responsável pelo requerimento, não participou da 12ª Sessão Ordinária na semana passada em decorrência de tratamento contra a dengue. Durante sua fala, ele apresentou no telão do plenário fotos que foram tiradas nesta segunda-feira, 25 de abril, durante fiscalização de áreas públicas e privadas na região da Vila São Sebastião.
“Fizemos uma varredura no Córrego Engenho Queimado e nas proximidades da avenida Nelson Nogueira (…) a falta de ação do Poder Público é um dos maiores contribuintes para o volume e aumento de casos de dengue numa comunidade”, disse. Gilson destacou as ações feitas pela Câmara com campanha de conscientização da população e de cobranças feitas pelos instrumentos legais disponíveis.

O vereador Della Motta (PODE) lembrou das cobranças feitas pelo Legislativo questionando a prefeitura sobre as ações feitas de combate à dengue. E criticou: “não veio resposta dos requerimentos. Honestamente? Eu espero que pelo menos esse do Gilson obtenha uma resposta do Poder Executivo”, disse Della Motta. O parlamentar ainda lembrou da sobrecarga causada nas unidades de saúde devido o aumento de casos da doença e ainda pontuou: “A questão da manutenção e zeladoria da cidade está horrível”.
Aliada do prefeito vereadora Lurdinha Granzotte (União) ressaltou sobre a cobrança da possibilidade do fumacê e outras medidas de prevenção e combate. Mal sabia ela que seria “furada” pelo executivo no anúncio da pulverização da cidade. Para Lurdinha, “somos todos responsáveis e ficamos também acuados, fazemos nossas solicitações e cobranças”.
O vereador Marcelo Tidy (União), que tem sido contundente com críticas relacionadas aos serviços de limpeza e coleta de lixo no município ressaltou: “É lamentável a empresa fez um acordo, mas na verdade está roubando do município, é aquele negócio faz de conta que entrega, mas não está entregando”.
O vereador Zezinho Cabeleireiro (PP) citou o exemplo do descarte e acúmulo de lixo no Parque Moema e criticou: “A gente faz nosso trabalho com indicações, mas tem muitas áreas sujas e outra coisa a Prefeitura faz a limpeza somente nas guias, dois ou três metros somente, precisa fazer uma limpeza melhor”.
O vereador Ronaldo Carvalho (CID) também falou sobre as cobranças de munícipes com envio de fotos com áreas tomadas por lixo no Residencial Bernardinho Pucci. E cobrou: “Se a parte educativa não está funcionando, tem que partir para a parte punitiva. As pessoas não estão entendendo que é um conjunto(…). Que sentido faz você pegar seu lixo e jogar em um terreno baldio? E depois reclamar que o pronto socorro está cheio de pessoas com dengue?”.







