Missão Covid: médicos oferecem atendimento grátis por teleconsulta
A Missão Covid é uma startup sem fins lucrativos que se dispõe a atender, de maneira virtual, pacientes com sintomas da Covid-19 de forma gratuita. Criada pelo médico cardiologista Doutor Leandro Rubio, juntamente com o CEO da empresa de consultoria de Inovação Digital GO.K, Cristiano Kanashiro, a startup teve início logo nos primeiros meses de pandemia.
Em março desse ano a plataforma completou um ano de existência e naquela altura já haviam sido realizadas cerca de 90 mil consultas. Para contar com os serviços da Missão Covid, o processo é simples e intuitivo. Basta acessar o site missaocovid.com.br e, ao visualizar a página inicial do portal, encontrará um campo escrito ‘Sou Paciente’. Em seguida, preencha o cadastro com as informações solicitadas e agende sua consulta. Além do atendimento a pacientes, o projeto também é uma excelente oportunidade para médicos que queiram se disponibilizar como voluntários e assim fomentar ainda mais o espírito de solidariedade nesses tempos tão difíceis de pandemia. O campo de candidatura para ser um voluntário se encontra na página inicial do site.
O que é uma teleconsulta médica?
A teleconsulta é um método de atendimento a distância realizado por meio de videoconferência, usando o prontuário eletrônico em nuvem. Ou seja, na teleconsulta, médico, paciente e outros profissionais de saúde não se encontram no mesmo local físico e todo o processo é realizado no meio digital.
As dificuldades da teleconsulta no Brasil com base nos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2019 cerca de 40 milhões de brasileiros ainda não contavam com o acesso á rede de internet. Índice que escancara a desigualdade social e que traz para o contexto da teleconsulta um número alto de pessoas que ainda não podem ter contato com a modalidade de atendimento no país.