Local

Mercado em reaquecimento cria momento positivo para publicitários

O mercado de comunicação publicitária está a todo vapor em Franca. Seguindo a tendência apontada pelos observadores de mercado, as empresas de Franca estão cada vez mais investindo tempo e recursos para se comunicarem melhor com seus clientes (consolidados e potenciais). E os efeitos desse cenário chegaram ao UniFacef, mais especificamente, ao Departamento de Publicidade e Propaganda, que é chefiado pela professora Fúlvia Nassif Jorge Facury.

Fúlvia destaca que tem sido constantemente procurada por empresas de Franca e região solicitando indicação tanto de alunos, para vagas de estágio, como de ex-alunos, para vagas de emprego. O setor de estágios do UniFacef também tem sido procurado para essas vagas.

Isso demonstra que a indústria de comunicação tem se recuperado e caminha para o crescimento, conforme estudos da Dentsu Ad Spend Report (2021). No Brasil, a projeção de crescimento é da ordem de 8,8%, em relação ao ano anterior, bastante expressivo para o cenário atual.

A força do digital

A aceleração da digitalização também influenciou esse quadro. Com as restrições impostas pelas regras de segurança sanitária desde 2020, o consumidor adotou novas práticas para resolver suas necessidades e desejos e isso impulsionou os mecanismos de compra online. As empresas, por sua vez, precisaram se adaptar ao digital. Quem já estava, precisou melhorar; quem não estava, teve que correr atrás. Esse cenário dá indícios de que a tendência vai permanecer para o próximo ano e, segundo a Dentsu Ad Spend Report, a previsão é de crescimento na ordem de 23% da publicidade em redes sociais.

O quadro positivo é atestado, também, por profissionais da área. Priscila Mulinari é publicitária formada pelo UniFacef e atualmente é uma das responsáveis pelo departamento de comunicação e marketing do consórcio Magalu. Atuando no segmento já algum tempo, consegue apontar com clareza o bom momento que o setor vive.  “Me formei em 2007 e levei anos para adentrar o mercado. Hoje percebo a abundância de oportunidades. A diferença é clara! Acredito que a imersão das marcas no mundo digital e a explosão tecnológica que atravessamos colaborou muito com a publicidade. Todo mundo tem um smartphone na mão e consome publicidade o tempo todo. A pandemia acelerou ainda mais a digitalização das marcas. Hoje quem está fora das redes está em desvantagem na competição. Então, sem dúvida, a comunicação e os profissionais de comunicação vivem uma excelente fase de oportunidades.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo