Imunização de pessoas com 41 anos ou mais começa tranquila em Franca
Bem diferente do que tem acontecido nas últimas semanas quando a imunização de um novo público-alvo é anunciada, a movimentação nos postos de vacinação nesta quarta-feira, 07, primeiro dia da primeira dose para pessoas com 41 anos ou mais, começou tranquila.
Em postos como a Escola Sesi, na Santa Cruz, e o Clube Internacional, na Estação, onde filas têm sido cenário comum, nesta manhã poucas pessoas aguardavam para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 e o processo transcorria tranquilamente.
No Clube Internacional, as pessoas aguardavam sentadas em cadeiras, com distanciamento e máscaras, a aplicação da Astrazeneca. Do lado de fora, cerca de 40 pessoas, por volta das 11 horas, também esperavam ansiosas pelo imunizante. “O importante é vacinar, estava aguardando ansiosamente a minha vez. A pandemia só terá controle quando estivermos vacinados. É aquela frase, vacina boa é vacina no braço, independente de qual seja”, disse a vendedora Beatriz Lima, de 41 anos.
Na UBS do Leporace, onde também são aplicadas a primeira dose da vacina, a fila também era pequena e a vacinação transcorria rapidamente. A vacinação para pessoas com 41 anos ou mais segue até às 16 horas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Leporace, Brasilândia, Aeroporto 1, Paulista e Planalto, além da Escola Sesi da Santa Cruz (entrada pela Rua Augusto Vitor Engholm – portão 7) e o Internacional Esporte Clube (entrada pela rua Cavalheiro Petráglia, 99 – Estação).
Para quinta-feira, será mantida a vacinação para esta mesma faixa etária e para o feriado de sexta-feira, 9 (Dia da Revolução Constitucionalista 1932), a Secretaria de Saúde está organizando um mutirão para o atendimento das pessoas com idade de 38 anos ou mais. Os cronogramas para o atendimento de quinta e sexta-feira serão divulgados pela Secretaria de Saúde, no site da Prefeitura e pelas páginas oficiais nas redes sociais.
1ª Dose- Pessoas com comorbidades, com idade de 18 ou mais
A vacinação para este público segue até às 16 horas, na UBS do Guanabara. Para receber a vacina é necessária a apresentação de receitas, tanto a original, como uma cópia (que será retida nos postos de imunização) com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência, além de comprovantes específicos para cada situação.
1ª Dose Profissionais da Educação com 18 anos ou mais
Os profissionais da área de Educação, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não foram imunizados, poderão receber a primeira dose da vacina nesta quarta-feira, na UBS Horto, até às 16 horas.
2ª Dose – Gestantes e Puérperas
Gestantes e puérperas podem receber a segunda dose da vacina na UBS Paulistano, das 13 às 16 horas. É preciso apresentar o documento de identidade com foto e o CPF, além da carteira de vacinação que comprova a primeira dose.
2ª Dose – Idosos com 67 anos ou mais
A segunda dose da vacina Astrazeneca em idosos com 67 anos ou mais está sendo aplicada nas UBSs Progresso, São Sebastião e ESF (Estratégia de Saúde da Família) Luíza, até às 16 horas, observando a data agendada para o recebimento da segunda dose, que deve apresentar o intervalo de 12 semanas entre as vacinas. É preciso apresentar o cartão comprovando a primeira dose, documento de identidade com foto e o CPF