Local

Geada atinge lavouras de café na região; prejuízos ainda estão sendo calculados

Além de lavouras da Alta Mogiana, geadas também foram intensas no Cerrado Mineiro

No último fim de semana, produtores de café na região da Alta Mogiana, no entorno de Franca, e no Cerrado Mineiro, em Minas Gerais, enfrentaram geadas e baixas temperaturas. As lavouras, cobertas de gelo nas primeiras horas do dia do último sábado, 11, e desta terça-feira, 13, sofreram danos que podem resultar em perdas para a safra do próximo ano. 

O fenômeno climático preocupa os cafeicultores, mas as estimativas indicam que o risco de ocorrência de geadas graves continua baixo nas principais áreas produtoras.

O produtor e influenciador digital, Rafael Stefani, mostrou em sua página no Instagram “Café no Brasil”, parte da lavoura localizada em Ribeirão Corrente (SP) afetada pela geada de sábado. A área, que fica em uma baixada, já havia sido afetada pelo mesmo fenômeno de 2021 e estava acabando de se recuperar. De acordo com ele, a produção da área será afetada.

Outro produtor de Pedregulho (SP) também fez um vídeo mostrando o momento em que ainda há a formação de gelo no início da manhã após gear na lavoura. Anda não há cálculo sobre os prejuízos causados pelo fenômeno nas lavouras de café na região de Franca.

Apesar dos desafios, a previsão é de que as temperaturas subam nos próximos dias, aliviando o frio persistente. Ainda assim, os produtores estão atentos e avaliando os impactos nas plantações. Além do café, há rumores de que as geadas também afetaram plantações de cana-de-açúcar e laranja, embora de forma mais fraca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo