Local

Franca tem mais de 23 mil ‘negacionistas’ que esnobam a ciência e não se vacinaram até agora

A Secretaria de Saúde divulgou nesta quinta-feira, 10, um levantamento da quantidade de pessoas que ainda não foram vacinadas ou deixaram de receber a segunda e terceira doses dos imunizantes contra a covid-19 em Franca e os números preocupam. De acordo com os dados, até esta quinta-feira 128.230 francanos estão em atraso com a vacinação. Destes, 23.162 pessoas ainda não receberam nem mesmo a primeira dose dos imunizantes disponíveis, o que representa 7,18% da população apta a ser vacinada. A turma dos “atrasados” continua com 16.936 pessoas que não retornaram aos postos para a segunda aplicação e outros 88.132 francanos que ainda não receberam a dose de reforço por algum motivo.

O número de não vacinados preocupa à medida em que os casos começam a diminuir em gravidade justamente por conta do índice de pessoas imunizadas, mesmo em meio à potencial disseminação da variante Omicron. De acordo com a nova secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, só com o esquema vacinal completo temos maiores chances de “vencer a pandemia”. “O imunizante mostrou na prática o seu importante papel no enfrentamento à pandemia”, disse. 

De acordo com a secretária, apesar dos resultados conseguidos com a imunização, as pessoas precisam se manter vigilantes e continuarem cumprindo também os protocolos sanitários. “Peço a todos, que continuem utilizando máscara de proteção, higienizem as mãos com água e sabão, álcool em gel e evitem aglomerações. Precisamos seguir na batalha contra a doença”, alertou a secretária.

Doses aplicadas     

Segundo a Secretaria de Saúde, até a última quarta-feira, foram aplicadas em Franca, 700.907 doses das vacinas, sendo 310.240 para a primeira, sendo que 13.860 crianças na faixa etária de 5 a 11 anos foram imunizadas, 268.539 são referentes a segunda aplicação e 122.128 da dose adicional.  

A programação da Campanha Municipal de Imunização contra a Covid-19 pode ser consultada pelo site www.franca.sp.gov.br e pelas redes sociais oficiais da Prefeitura de Franca. 

Alessandro Macedo

É jornalista e editor da Folha de Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo