Franca tem ‘Alerta Laranja’ para queda de temperatura com risco à saúde
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta meteorológico que aponta a queda na temperatura a partir da tarde desta terça-feira, 27. O aviso de Alerta Laranja revela declínio de temperatura com risco à saúde, com termômetros marcando menos que 5ºC para os próximos dias.
De acordo com a previsão do Inmet, Franca pode registrar mínima de 12 ºC e máxima de 24ºC nesta quarta-feira, 28, mas a temperatura deve cair e pode chegar aos 5ºC na quinta-feira, 29. O Climatempo também aponta previsão de queda de temperatura e chuva para amanhã. A máxima na quinta-feira, não deve passar dos 17ºC e, na sexta-feira, 30, o tempo segue gelado com mínima de 3ºC e máxima de 19ºC.
O Inmet divulgou nos últimos dias que a onda de frio que se aproxima será uma das mais fortes desde 1955 e há possibilidade de temperaturas negativas e até neve nas regiões Sul e Sudeste.
De acordo com o Instituto de Meteorologia, uma forte massa de ar polar que se desprenderá da Antártida, hemisfério sul, deverá atuar entre os dias 30 e 31 de julho e 01 e 02 de agosto com temperaturas congelantes.
Para a região de Franca, Ribeirão Preto e Barretos, o Inmet prevê temperaturas e sensação térmica de 1°C a 2°C.
FRIO INTENSO
O inverno neste ano em Franca e região tem sido mais intenso que os registrados nos últimos anos. Por esse motivo, ONGs, entidades e Prefeitura têm intensificado as campanhas de doação de agasalhos. A campanha do Fundo Social, por exemplo, segue até sábado, dia 31. Vários pontos de coleta estão distribuídos pela cidade. Veja a relação aqui.
Quem também tem problemas com a queda brusca de temperatura são os produtores de café que, com as geadas, já contabilizam os prejuízos e se preocupam com a nova frente fria que se aproxima. Diversas lavouras de café na Alta Mogiana tiveram folhas, ramos e caules queimados com as baixas temperaturas. Estimativas preliminares são de que as geadas atingiram cerca de 5 mil hectares de plantações na região.