Franca reforça vocação fashion e aposta em moda local para impulsionar a economia
Com mais de 1.400 confecções ativas, cidade se consolida como polo regional de moda com o programa ‘Franca Mais Moda’, que terá desfiles, workshops e loja colaborativa em 2025

A cidade de Franca fortalece sua imagem como referência regional no setor da moda com a quarta edição do programa Franca Mais Moda, uma iniciativa da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento voltada a impulsionar o segmento de confecções – um dos mais representativos da economia local.
Atualmente, o município conta com mais de 1.400 indústrias do setor, responsáveis por gerar empregos, movimentar a economia e atrair investimentos. Com foco em atender demandas de pequenos e médios empresários, a Prefeitura tem articulado parcerias estratégicas com instituições como ACIF, Sebrae, Senai, Senac, Assintecal e o Franca Shopping.
Segundo Fábio Alexandre Moreira, diretor do Departamento de Indústria, Comércio e Serviços, uma reunião realizada na última quinta-feira com representantes dessas entidades discutiu três metas prioritárias: ampliar os canais de comercialização para marcas locais, garantir acesso a informações atualizadas sobre tendências de mercado e promover um desfile para divulgar o trabalho das confecções francanas.
A primeira etapa do programa ocorreu em maio com a Loja Colaborativa, que coincidiu com o período do Dia das Mães. A ação permitiu que marcas locais ocupassem espaço no varejo em um dos períodos mais aquecidos do comércio.
As próximas ações já têm data marcada: nos dias 5 e 6 de agosto, o Senai receberá uma programação gratuita com palestras e workshops abordando temas como tendências de moda para o inverno 2026 (apresentadas pela Assintecal), inteligência artificial no setor e padronização de medidas. As inscrições serão feitas pela Secretaria ou pela ACIF.
O grande destaque da programação será o desfile oficial, agendado para 13 de agosto, na Praça dos Pássaros do Franca Shopping. Serão selecionadas 15 empresas de diferentes portes para apresentar suas criações em um ambiente sofisticado e de fácil acesso ao público.
“Criamos o ‘Franca Mais Moda’ para apoiar os empresários na comercialização, atualização e divulgação de suas marcas. É um esforço coletivo para dar visibilidade a marcas que têm enorme potencial, mas ainda são pouco conhecidas”, destacou Moreira.