Força Aérea Brasileira marca vistoria técnica no aeroporto de Franca nos dias 27 e 28
Comando da Aeronáutica explica etapas para liberação do aeroporto para Boeings da GOL
A Força Aérea Brasileira realizará uma vistoria no aeroporto de Franca nos dias 27 e 28 de outubro.
A confirmação das datas foi feita durante reunião, em Brasília, no Comando da Aeronáutica, entre o vereador Daniel Bassi e o Coronel Aviador Erick, responsável pelo Relacionamento Institucional da Organização Militar.
A liberação da Força Aérea Brasileira é etapa obrigatória para a mudança de categoria do aeroporto de Franca de 2C, que é a atual, para 3C. Isso ocorre por meio da vistoria técnica da FAB.
A mudança de categoria é exigida pela empresa GOL para que ela possa realizar com total segurança as operações com os Boeings 737 que deverão decolar a partir de Franca, ligando a cidade ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Para que a liberação aconteça pela Força Aérea Brasileira, dois aparelhos têm que ser vistoriados: o EPTA, que faz parte do sistema de comunicação de voo, e o PAPI, equipamento composto de luzes coloridas específicas que dá informações ao piloto para um pouso seguro.
“O Coronel Erick nos confirmou essa vistoria técnica e, a partir da aprovação, o processo segue para a conclusão da fase burocrática”, explicou Daniel Bassi.
Após a conclusão da fase burocrática para a mudança de categoria do aeroporto de Franca, a GOL estará liberada para iniciar o processo de vendas de passagem e retomada dos voos comerciais.
“Ter um aeroporto operante trará um avanço muito importante para a nossa economia de forma geral, em especial para os setores de turismo e de negócios, e uma independência em relação a aeroportos de outras cidades”, concluiu Bassi.