Finalmente dia amanhece com a tão aguardada chuva e previsão é que continue nos próximos dias
Depois de dois dias em que as previsões não se confirmaram, a chuva finalmente chegou com mais intensidade e o dia amanheceu chuvoso em Franca. Desde as primeiras horas do dia uma chuva fina cai sobre a cidade e em alguns momentos as pancadas de chuva são mais intensas. Previsões tanto do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) como o Climatempo apontavam chuva na cidade na terça-feira, 5, e também ontem, 6, mas, infelizmente, as previsões não se concretizaram.
Para esta quinta-feira, 7, a previsão do Climatempo é que chova até 12 milímetros. Para os próximos dias a previsão é de mais chuva e até a terça-feira, 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida e das Crianças, deve cair sobre a cidade mais de 110 milímetros, com destaque para o dia 11, véspera de feriado, com expectativa de 35 milímetros, e no próprio feriado, com 33 milímetros. A população de Franca aguarda com expectativa que as previsões se cumpram principalmente pela expectativa de que o rodízio de água na cidade, imposto pela Sabesp desde o dia 2 de setembro, finalmente termine.
Desde que começou na cidade, o racionamento já foi prorrogado quatro vezes. Na primeira fase Franca foi dividida em quatro blocos e cada um deles ficava sem água por 24 horas e o abastecimento era mantido por 72 horas. Depois, a cidade passou a ser dividida em três blocos e os bairros de cada bloco ficavam um dia com água e dois dias sem abastecimento. Sem chuvas, o racionamento passou para o formato atual em que os blocos, ainda separados em três, ficam 36 horas sem água e 36 horas com abastecimento.
Apesar da previsão de que o racionamento siga pelo menos até a próxima quinta-feira, 14, representantes da Sabesp já afirmaram que o rodízio pode ser flexibilizado se chover em quantidade suficiente para aumentar a vazão dos mananciais que abastecem Franca. Desde o início do racionamento, até a última terça-feira, 5, segundo a Sabesp, foram economizados 350 milhões litros de água o que representa aproximadamente 12% de economia se comparado com o mês de agosto de 2021.