Filas marcam mais um dia de vacinação em Franca
Mais uma vez os postos de vacinação em Franca amanheceram com longas filas. Nesta segunda-feira, 21, segue o mutirão para imunizar pessoas sem comorbidades com 50 anos ou mais contra a covid-19. Assim como nos últimos dias de vacinação, muitas pessoas compareceram aos postos e formaram longas filas. A aplicação da primeira dose da vacina Astrazeneca segue até as 16 horas em sete locais.
Devido à alta procura, o atendimento tem sido prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses. Somente no último sábado, 19, foram aplicadas mais de 9,2 mil doses. Hoje, dezenas de pessoas aguardavam a imunização na Escola Sesi. Desde a semana passada, o posto tem sido um dos mais procurados pela população. A média de espera para receber a dose no local gira em torno de 1h30. Na Estação, onde a vacinação acontece no Clube Internacional, a fila se estendia por todo o quarteirão e muitas pessoas aguardavam para se imunizar.
A imunização de pessoas com 50 ou mais segue até as 16 horas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Aeroporto I, Estação, Leporace, Brasilândia, São Sebastião e ESF (Estratégia de Saúde da Família) Luíza, além da Escola Sesi da Vila Santa Cruz (entrada pela Av. Eliza Verzola Gosuen – portão 10). A orientação é para que todos realizem o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br. É preciso apresentar um documento de identidade com foto e o CPF.
1ª Dose – Profissionais de Saúde de 18 anos ou mais
Na UBS do Paulista estão recebendo a primeira dose da vacina os profissionais de saúde, com 18 anos ou mais, que ainda não se imunizaram. A aplicação segue até as 16 horas.
1ª Dose- Pessoas com comorbidades, com idade de 18 ou mais
Pessoas com comorbidades, com 18 anos ou mais, podem comparecer à UBS do Guanabara, também até as 16 horas. Nestes casos é preciso apresentar as receitas, tanto a original quanto como uma cópia (que será retida nos postos de imunização) com validade dos últimos seis meses, exames, relatório médico, prescrição médica, constando o CRM do médico, além de um documento de identidade com foto, CPF e um comprovante de residência, além de comprovantes específicos para cada situação, sendo laudos médicos, declaração do Serviço de Saúde de Hemodiálise, laudos médicos que indiquem a deficiência ou comprovação de atendimento em Centro de Reabilitação ou unidade especializada, documento oficial com indicação da deficiência, cartão de gratuidade do transporte público ou autodeclaração na ausência de outro tipo de documento, respectivamente, além de um documento de identidade com foto e o CPF, obrigatórios para todos os públicos.
1ª e 2ª Doses – Gestantes e Puérperas
Gestantes e puérperas, com idade de 18 anos ou mais, podem se imunizar com a primeira e segunda doses (desde que dentro do prazo) na UBS do Paulistano, também até 16 horas. As grávidas devem apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico e as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
Para amanhã, 22, está previsto o início da imunização de pessoas com 49 e 48 anos. O cronograma com postos de vacinação e horários deve ser divulgado até o fim desta tarde pela Secretaria de Saúde.