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Família alega que erro médico no Hospital São Joaquim fez bebê de 5 meses parar na UTI

A família da pequena Luísa Buaretti Diniz, de 5 meses, alega que um erro médico cometido no Hospital São Joaquim/Unimed enviou a menina em estado grave para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Segundo a mãe da bebê, Rafaela Vieira Buaretti, ela levou a criança no hospital no último dia 11 de agosto com diarreia. “Eu levei a minha filha no Hospital Unimed, ela não tinha nada, a não ser uma diarreia, nem febre ela tinha. E aplicaram um medicamente nela e ela teve uma parada cardíaca na minha frente. Eles tentaram reanimar ela e desde então ela está na UTI em estado gravíssimo”, disse.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, a mãe chora e pede orações para a filha. “Não sabemos se vai ficar sequela ou não vai. Se ela vai acordar ou não. Tudo por um erro médico, onde a médica prescreveu uma dose errada e não prescreveu como deveria ser administrado o remédio e minha filha está em estado gravíssimo. Orem por ela, rezem pela minha filha.”
A família da criança registrou um boletim de ocorrência sobre o caso. A mãe alegou que momentos antes da enfermeira aplicar o remédio azitromicina, a bebê estava desperta e sorrindo, mas que assim que a injeção foi aplicada ela começou “a chorar e desfalecer”.

A bebê foi reanimada pelos médicos e encaminhada para a UTI onde permanece internada até hoje. De acordo com a mãe, a sedação foi retirada após cinco dias, mas a criança não acordou. Rafaela afirma ainda que foi informada que a medicação injetada na filha deveria ter sido administrada com soro, devagar e que a dosagem aplicada teria sido superior à indicada para uma bebê de apenas cinco meses.

Em nota, a Unimed informou que os profissionais de saúde do hospital estão “enviando todos os seus esforços para o restabelecimento da saúde da paciente”, além de afirmar que, ao contrário do que foi divulgado nas redes sociais pela família “não foi identificada falha técnica da médica que atendeu a paciente”.
Confira na íntegra a nota encaminhada pelo Hospital e Maternidade São Joaquim:
“Em vista de informações divulgadas em redes sociais a respeito de uma paciente que sofreu reações adversas após medicação, o São Joaquim Hospital e Maternidade comunica que os profissionais de saúde que atuam em suas dependências estão envidando todos os esforços para o restabelecimento da saúde da paciente, além de esclarecer a família a respeito da evolução do quadro clínico.
Neste momento ainda não é possível dizer qual o motivo das reações adversas. Por isso, as apurações vão continuar, com o objetivo de elucidar o caso, mas por dever de justiça, o São Joaquim Hospital e Maternidade vem a público esclarecer que não foi identificada falha técnica da médica que atendeu a paciente, ao contrário do que foi divulgado publicamente em redes sociais.
O medicamento foi prescrito dentro do que preconiza a ciência médica, não sendo possível, contudo, neste momento, apontar qual o motivo da reação indesejada.”

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