Local

Estudante francano que foi aprovado em 3 universidades públicas de Medicina dá dicas para novatos

Dedicação, foco e a orientação correta garantiram a Matheus excelente resultado em três dos vestibulares mais disputados do País: USP, Unesp e Unicamp

O jovem estudante francano Matheus Trovão Ribeiro tem apenas 19 anos, mas já pode se considerar dono de um feito. Em 2023 ele foi aprovado em nada menos do que três vestibulares de Medicina em três das faculdades mais concorridas do País: USP, Unesp e Unicamp.

Matheus sempre sonhou em cursar Medicina, mas sabia que entrar numa boa faculdade não seria uma tarefa fácil. Então ele se dedicou, manteve o foco, a garra e buscou o apoio profissional necessário para alcançar o que almejava. O resultado não poderia ter sido outro: sonho realizado triplamente em três das melhores universidades públicas do Estado.

E para quem está no momento de se preocupar com vestibular, Matheus dá dicas valiosas: estudar com afinco, com método e com acompanhamento adequado é fundamental. “No meu caso, decidi fazer o curso pré-vestibular do Novo Colégio (escola de Franca que oferece curso pré-vestibular) e considero que foi um dos responsáveis por eu conseguir esses resultados”, disse ele.

Somado a isso, Matheus desenvolveu estratégias próprias para otimizar seu aprendizado. Ter clareza do que quer, focar no objetivo, valorizar o tempo e fazê-lo render para tornar o estudo mais eficiente; dar prioridade para matérias nas quais tem mais dificuldade e fazer revisão de conteúdo, foram algumas das estratégias que Matheus adotou no seu período de preparação para o vestibular. Mas ele esclarece que não acredita em fórmulas fechadas para o aprendizado. “Tem gente que aprende melhor lendo, outros ouvindo, outros escrevendo”, disse ele.


‘É preciso manter a saúde física e mental’

Qualquer que seja o formato que o aluno decidir adotar para os estudos, Matheus recomenda fortemente que o vestibulando encontre o “caminho do meio”. “O maior conselho que eu posso dar, para os alunos que estão passando por essa fase agora, é para que eles não abram mão dos pequenos prazeres da vida a troco de mais horas de estudo”, disse ele, reforçando que é fundamental cuidar da saúde mental e física e que, para isso, momentos de lazer e convivência com a família são fundamentais. “Inclusive, no Novo Colégio, vivenciei isso na prática. Além dos ótimos resultados, comprovado por números, o Novo tem a parte humana da equipe que é muito importante. Para além da qualidade profissional dos professores, que são muito capacitados; para além do material didático excelente que eles disponibilizam, um aspecto do Novo que merece atenção é a proximidade que toda a equipe tem com os alunos e isso ajuda muito”, disse Matheus.

“O período pré-vestibular é muito estressante e por isso é fundamental ter uma equipe que esteja perto dos alunos, ajudando, orientando. No Novo, se você está com dificuldade em alguma matéria, por exemplo, eles fazem um plano de estudo pra você, de acordo com suas dificuldades e de acordo com a carreira que você quer seguir. Além disso, tem até teste vocacional para quem ainda está indeciso com relação a qual carreira seguir, tem apoio de psicólogo para conversar… enfim, toda essa estrutura somada foi fundamental para eu conseguir chegar aonde eu queria”, disse ele.

O recurso mais valioso em um ano de preparação para o vestibular é, sem dúvida, o tempo

Confira a entrevista que Matheus concedeu ao Portal Notícias de Franca

Que outras dicas você daria para jovens que estão agora na fase pré-vestibular? Como estudar, quanto tempo, onde…?

Matheus – O recurso mais valioso em um ano de preparação para o vestibular é, sem dúvidas, o tempo. Dificilmente um aluno consegue absorver todo o conteúdo de todas as matérias, e por isso é importante que ele tome decisões que resultem em uma maior eficiência possível na hora dos estudos. No meu ano de cursinho, eu já sabia qual curso queria e quais vestibulares prestaria, então dei prioridade para as matérias cobradas nas segundas fases dessas provas: física, química e biologia.

Física era a minha pior matéria, então dei atenção especial durante todo o ano, sempre que possível tirando dúvidas com os professores. Por outro lado, para um aluno que queira cursar História, não tem necessidade alguma de ele queimar neurônios fazendo questões dissertativas de Física, porque elas simplesmente não cairão nas provas. Ao invés disso, ele deve priorizar as matérias de Humanas, buscando aprimorar o desempenho nessas áreas.

Quanto à maneira de estudar, sou um forte opositor de métodos prontos como aqueles vendidos em cursos on-line. Eu, particularmente, aprendo melhor quando escrevo, mas existe aquele que prefere ler, aquele que gosta de fazer resumos e mapas mentais, aquele que prefere explicar o conteúdo através de áudios, e por aí vai. Acredito, no entanto, que todos devem revisar os conteúdos no mínimo um mês antes das provas. Alguns materiais, como o utilizado pelo Novo Colégio, oferecem cadernos de revisão, que facilitam bastante na hora de “amarrar” os conteúdos entre si. Inclusive, essa capacidade de interligar frentes de uma mesma matéria, ou até mesmo de matérias diferentes, é uma competência muito exigida atualmente nas provas de segunda fase.

E para você, aluno que planeja passar 18 horas por dia debruçado nos livros: isso não funciona

O período de vestibular é muito difícil, dá medo, insegurança, dúvida, cansaço, estresse. O que você diria para “acalmar” quem está passando por isso agora? E o que aconselha os novatos a fazerem para diminuir um pouco essa pressão?

Matheus – Os vestibulandos provavelmente saberão disso muito melhor do que eu, mas acho que Aristóteles uma vez disse: “A virtude consiste em encontrar o meio-termo entre dois extremos”. O maior conselho que eu posso dar, para os alunos que estão passando por essa fase agora, é para que eles não abram mão dos pequenos prazeres da vida a troco de mais horas de estudo. Claro, os estudos compõem grande parte dessa grande equação, e bons resultados exigem abdicação de algumas partes que antes foram rotina, mas somente isso não basta. É preciso cuidar, em primeiro lugar, da saúde mental e física, e isso se dá através de hobbies, do contato com outras pessoas, do tempo passado com a família… E para você, aluno que planeja passar 18 horas por dia debruçado nos livros: isso não funciona. Busque aquele meio-termo do velho Aristóteles; descanse, divirta-se. Seu cérebro agradecerá, e em troca vai absorver muito mais do que conseguiria em uma rotina tão exaustiva.

Por fim, também é necessário entender que cada um tem seu tempo. Mesmo dando o nosso melhor, são N variáveis que podem influenciar o resultado no dia da prova. Não desanime se você já prestou uma, duas, três, quatro vezes — tenho colegas de classe que conseguiram na sétima ou oitava tentativa, e hoje amam o curso com a mesma intensidade de quem passou de primeira. Somos pessoas diferentes, com diferentes forças e fraquezas, e isso resulta em processos de aprendizado únicos para cada um.

Dentre as universidades que passou, todas de altíssimo nível, por que escolheu a USP? Como está sendo a experiência?

Matheus – Acho que vários motivos me direcionaram para essa universidade, mas os principais foram a relevância da FMUSP a nível mundial e o desejo de conhecer uma grande metrópole (afinal, conhecia apenas o interiorrr).

A experiência universitária na FMUSP vem sendo bastante agradável (Matheus, em alguns dias, dará início ao segundo ano do curso), ao passo que também é muito diferente do que eu estava acostumado. Muitos metrôs, muitos prédios, muuuitas provas… Posso afirmar com certeza que me tornei pessoa muito mais madura graças à faculdade, mesmo que ainda haja alguns choques aqui e ali. Para este ano, espero continuar descobrindo a Grande São Paulo sob essa lente muito maluca que é a Universidade, e garanto que os próximos alunos que aqui pisarem vivenciarão momentos para lá de inesquecíveis. Ah, e tragam um guarda-chuva!

Reconhecimento público

Depois de aprovado nos três vestibulares, Matheus gravou um vídeo agradecendo à equipe do Novo Colégio pelo apoio e pela consistência do aprendizado. Confira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo