Local

“Espaço Nulo” recebe espetáculo teatral “LÔAS” e oficina neste domingo, 26

Na segunda-feira, 27, apresentação acontecerá na Escola Estadual Prof. "Dr. Assuero Quadri Prestes", no Jardim Luiza II

O Ponto de Cultura “Espaço Nulo”, de Franca receberá no próximo domingo, 26, o espetáculo “LÔAS”, da Corpórea Companhia de Corpos, de São Paulo. A apresentação faz parte das ações do projeto de Circulação Estadual “Fomentar Trajetórias: Movimentos Femininos em Recintos Femil(s)”, do Programa de Ação Cultural com realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. 

A apresentação irá acontecer às 20 horas no “Espaço Nulo”, mas antes disso, às 16 horas, o grupo “Corpórea” realizará uma oficina intitulada “Práticas Artísticas-Educacionais em Dança” que compõe o Projeto de Ações Continuadas Emancipatórias, além da exibição do Documentário “Trajetórias Corpóreas” que narra a história da companhia. 

As ações serão abertas ao público que se interessar. Não será necessária inscrição, bastando apenas chegar com 15 minutos de antecedência.

Apresentação extra

No dia 27 de fevereiro (segunda-feira) às 16h, a apresentação será realizada exclusivamente para alunas e alunos da Escola Estadual Professor “Dr. Assuero Quadri Prestes”, no Jardim Luiza II, integrando as ações artísticas e pedagógicas que a Companhia irá fomentar nas regiões periféricas das cidades escolhidas para a circulação. 

“LÔAS”

O espetáculo “LÔAS” apresenta o entrelaçamento da trajetória de seis mulheres em uma embarcação, que navegam por um oceano composto por suas próprias vivências e memórias. Em um contínuo movimento pendular, as histórias que elas têm para contar transmutam de seus corpos através da leveza, da tensão, da respiração, da gradação e do tremor.  

Nestes percursos transatlânticos, que remetem às resistências históricas diante do tráfico de pessoas africanas escravizadas no Brasil realizado em navios negreiros e traçam um paralelo com a atual problemática da mulher negra diante do racismo estrutural, essas mulheres recriam sonoridades, gestualidades e imagens, que confluem na celebração de suas existências, convocando sua força a partir daquilo que vivem no presente. 

Corpórea

Com uma trajetória significativa no campo da pesquisa, criação, pensamento e difusão da dança, a  Corpórea Companhia de Corpos, desde sua criação em 2015, vem aprofundando sua pesquisa no cotidiano através do corpo negro, pensando o protagonismo da sua existência como atravessamento dos tempos no mundo atual. 

Com o espetáculo “RÉS”, que estreou em 2017, a companhia denunciou a realidade de corpos femininos em situação de cárcere. A montagem recebeu uma indicação ao Prêmio APCA em 2019. A pesquisa deste trabalho rendeu ainda a contemplação no Edital Rumos 2017/2018 do Itaú Cultural, com o projeto: Ocupação Rés – Mulheres em Cárcere. 

Em 2021 a companhia foi contemplada pelo Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo e atualmente se prepara para integrar o Projeto “30 Somos” em co-criação com a Companhia “Les Trois-Huit” nas cidades de Lyon(França) e Madrid (Espanha). 

SERVIÇO

Direção: Verônica Santos 

Elenco: Beatriz Oliveira, Rafa Araujo, Ijür Satso, Thaís Dias, Késsia Midory e Verônica Santos 

Encenação e Preparação de Corpo Cênico: William Simplício 

Direção de Produção: Fernando Gimenes e PLATAFORMA – Estúdio de Produção Cultural. 

Luz e Espaço Cênico: Wagner Antônio 

Montagem e Operação Luz: Aline Sayuri 

Direção e Produção Musical: Melvin Santhana 

Co-produção musical: Lucas Melifona 

Figurinos: Fernando Gimenes e Verônica Santos 

Produção Financeira: Math´eus Borges – OKÊ! Produções Culturais 

Fotógrafo: Sérgio Fernandes 

LOCAL – O Ponto de Cultura “Espaço Nulo” fica na Rua Maria Cândida de Vilhena, 530 – Jardim Dr. Antônio Petráglia. 

Alessandro Macedo

É jornalista e editor da Folha de Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo