‘Espaço Nulo’ passa por reforma e planeja retomada de atividades para 2022
Criado em 2017, fruto de um longo trabalho desenvolvido por artistas que atuam em Franca e região desde 2011, o Espaço Nulo, responsável por fomentar e produzir mais de 300 atividades culturais ao longo de três anos, passa por uma ampla reforma visando a retomada das ações para o primeiro semestre de 2022.
De acordo com a atriz Rosa Campos, 26, uma das gestoras do Espaço Nulo, o projeto do espaço cultural para os artistas da cidade e região deu tão certo que em 2019 o projeto recebeu o título de Ponto de Cultura do Governo Federal e a doação de um barracão por 10 anos sem nenhuma taxa de aluguel, no Jardim Petráglia.
A reforma nesse barracão começou no ano passado com investimento financeiro do próprio bolso do grupo e da prestação voluntaria de serviços de parceiros da cidade. “Porém, o dinheiro do grupo se esgotou e conjuntamente com a pandemia tivemos que paralisar a reforma. Felizmente esse ano conseguimos o apoio e investimento do Governo do Estado de São Paulo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa por meio do Proac n° 17/2020 – Manutenção e Modernização de Espaços Culturais Independentes e retomamos nossa reforma recentemente”, conta Rosa.
Com a reforma o Espaço Nulo contará com uma estrutura composta por palco e arquibancadas para apresentações, shows, eventos culturais; ampla sala multiuso para ensaios, cursos, reuniões, palestras, ensaios fotográficos, entre outros; dois banheiros (masculino e feminino) adaptados para pessoas com deficiência; camarim; sala técnica; além de área de convivência.
“O Espaço tem como foco movimentar a classe artística de Franca. O Espaço Nulo trabalha pela criação e manutenção de um território, com parcerias e atividades que promovem a formação e a informação do cidadão francano; o fomento e o acolhimento da produção artística local e regional; ou seja, para desenvolver o diálogo direto com a comunidade local, para auxiliar na formação do ser social através do livre acesso à arte”, explica Rosa.
ATIVIDADES
Com a pandemia, as atividades presenciais no Espaço Nulo estão pausadas desde o ano passado. O grupo, porém, tem realizado eventos virtuais pelas redes sociais, tanto no Instagram como Facebook (@espaco.nulo).
A retomada das atividades presenciais está prevista para o primeiro trimestre de 2022, após a finalização da reforma. Segundo os responsáveis, assim que as atividades retornarem a intenção é manter uma programação fixa e continuada de apresentações, shows, eventos culturais, oficinas e cursos, palestras, mostras e festivais, com gratuidade ou preços populares.