Demora, falta de termo de responsabilidade e sistema fora do ar: mais um dia difícil para os pacientes da UBS do Aeroporto 1
A redação da Folha de Franca recebeu reclamações nessa segunda-feira a respeito de problemas de atendimento na UBS do Aeroporto 1.
Um dos pacientes reclamou que aguardou por atendimento por quase duas horas e acabou deixando a UBS sem ser atendido “Cheguei aqui era umas 10 horas e disseram que o sistema estava fora do ar. Fiquei um tempão esperando e quando deu quase meio-dia, desisti de esperar e resolvi ir embora”, disse ele.
Outra queixa com relação ao atendimento na UBS dizia respeito à falta de termo de responsabilidade para ser entregue aos pacientes. Os pais ou responsáveis pela criança têm que assinar o termo para poder vacinar os pequenos, e, embora, a UBS deva fornecer o documento, algumas mães reclamaram que não conseguiram pegar. Uma usuária da UBS que estava com seus 2 filhos para vacinar, disse que não tinha conseguido retirar o termo de responsabilidade e foi embora sem vacinar as crianças.
A reportagem confirmou com a Secretaria de Saúde, via assessoria de imprensa, que “caso os pais ou responsáveis não levem o termo preenchido, a UBS fornece o impresso para preenchimento no local”. Sendo assim, os pais não devem aceitar a negativa e insistir no documento.
Com relação aos problemas no sistema, a Secretaria informou que ele foi regularizado e que os pacientes podem procurar a UBS que estará atendendo normalmente.
Mais queixas
A reportagem também recebeu reclamações de pacientes do Setor de Ultrassom da Secretaria de Saúde. A principal reclamação dizia respeito à retirada das dadeiras e da máquina de senhas para atendimento, a exemplo do que havia acontecido na farmácia do NGA. “Sem senha, o atendimento fica confuso, não tem ninguém para orientar, e fica tudo aglomerado. Um absurdo um local de saúde ter esse monte de gente empilhada e sem distanciamento”, disse uma das pacientes. “Pra piorar ainda mais, tiraram as cadeiras. Então, quando tem idoso esperando, tem que esperar de pé”, completou.

Os usuários questionaram, também, o uso do bebedouro do local. “Em tempo de covid, tinha que ter copo descartável pra gente poder beber água com menos risco de contaminação. Naquele bebedouro todo mundo encosta a boca pra beber e isso é um perigo. Ou então, interditar esses bebedouros, porque até as crianças usam”, disse uma mulher que aguardava por atendimento, para fazer ultrassom. A reportagem questionou a Secretaria de Saúde, por meio da assessoria, a respeito dessas reclamações, mas, até o fechamento dessa matéria, não houve resposta. A Folha de Franca se mantém no aguardo de um posicionamento da Prefeitura, para responder aos cidadãos.
Se você também tem queixas a fazer sobre o atendimento nos setores públicos da cidade, deixe seu comentário ou mande pelo WhatsApp: 99050-6000.







