Covid-19: com 100 mil francanos com ciclo incompleto, Saúde leva vacinação para o Centro e escolas
A Secretaria de Saúde de Franca tem se esforçado para reduzir a quantidade de pessoas que estão em atraso com o ciclo vacinal da covid-19. De acordo com o órgão da Prefeitura, até o momento cerca de 100 mil francanos não retornaram às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para tomar as doses 3ª e 4ª doses de reforço, o que poderia prejudicar a total imunização garantida pelos imunizantes, segundo o que preconiza o Ministério da Saúde. Para tentar reduzir o número e ampliar a proteção da população, a Secretaria criou uma estratégia de mobilidade e vai levar equipes itinerantes para a área central e escolas em diversos bairros da cidade. Os atendimentos nas UBSs e ESF (Estratégia de Saúde da Família) continuarão.
Após realizar atendimentos no Terminal Central de Ônibus ‘Ayrton Senna da Silva’, na última semana com uma adesão considerada boa pela pasta (1.275 pessoas foram imunizadas), as equipes da Secretaria de Saúde iniciaram nesta terça-feira, 13, a visita a 47 escolas municipais espalhadas pelas cinco regiões da cidade. A vacinação está sendo feita em alunos autorizados pelos pais e responsáveis, professores e funcionários das unidades.
Segundo a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, o trabalho nas escolas deve permanecer até esta quinta-feira, 15. Já amanhã, sexta-feira, 16, as equipes retornarão com o atendimento no Terminal Central de Ônibus ‘Ayrton Senna da Silva’, no horário das 12 às 19 horas e para a próxima semana, de segunda a quarta-feira (19 a 21 de dezembro), a programação contempla o atendimento na praça central Nossa Senhora da Conceição, na Concha Acústica, durante a realização do Festival de Natal, promovido pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) e a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), com apresentações gratuitas de música, literatura e teatro, no horário das 17 às 21 horas.
Waléria Mascarenhas fez um alerta para as pessoas, que não completaram o esquema vacinal, que compareçam a um dos locais ou mesmo nas unidades de saúde, para serem imunizadas. “Estamos levando mais essa oportunidade para que a população possa se vacinar, se protegendo contra a Covid-19. Quem não teve a chance de comparecer as unidades e estiver passando pelo centro da cidade, traga a carteira de vacinação e um documento com foto para a conferência”, ressaltou.
Ainda, de acordo com a secretária de Saúde, com o aumento da quantidade de casos positivos para a doença, em todo o país e na cidade, além da proximidade das festas de final de ano, é essencial que as pessoas estejam protegidas contra a doença. “A vacina já provou que é eficaz, tendo em vista que a grande maioria dos pacientes que testaram positivo para a Covid apresentam sintomas leves sem a necessidade de internação”, enfatizou.
Atualmente, segundo a Secretaria de Saúde, mais de 100 mil pessoas tomaram apenas duas doses da vacina contra a Covid-19 e estão com os demais reforços em atraso, na cidade. Até o momento, foram aplicadas o total de 864.136 doses, sendo 323.088 para a primeira, 291.707 da segunda aplicação, 178.923 do terceiro reforço e 70.418 para a quarta dose.
A programação diária da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 e rotinas poderá ser conferida pelo site da Prefeitura e nas redes sociais, Facebook (/prefeituradefranca) e Instagram (@prefeituradefranca).