Local

Com maratona do conhecimento, Novo Colégio ultrapassa os 90% de aprovação nos principais vestibulares do país

A rotina dos alunos do curso pré-vestibular do Novo Colégio de Franca é uma autêntica maratona do conhecimento. Além da carga horária de aulas (são 40 aulas semanais!), o aluno ainda conta com plantões de dúvidas, oficinas de redação, salas específicas para estudo e contato com profissionais de suas áreas de interesse. Toda a comunidade escolar literalmente respira vestibular e tem um objetivo comum: aprovação nas mais importantes universidades do país.

A estratégia tem dado certo. A realidade dessa instituição mostra índices impressionantes de aprovação no Enem e em vários outros vestibulares dentre os mais concorridos do Brasil. Até quando o INEP divulgou os resultados agrupados, o Novo Colégio foi o 1º colocado em Franca e na região por onze anos consecutivos. Não é raro um aluno do Pré-Vestibular ser aprovado em vários vestibulares muito disputados, como aconteceu com Matheus Trovão, que foi aprovado em três vestibulares de Medicina em três das faculdades mais concorridas do País: USP, Unesp e Unicamp.

Para que o aluno possa vivenciar tudo isso de maneira saudável e equilibrada, a escola oferece acompanhamento psicológico e atividade física. “O aluno chega aqui achando que pré-vestibular é feito apenas da imersão em aula. Que ele precisa se aprofundar e estudar 12 horas por dia. E não é isso. Para ter um bom resultado, ele precisa ter um cronograma bem pensado e bem distribuído. Porque senão ele não aguenta o batidão durante o ano todo. Ele precisa ter um planejamento de maneira que ele possa começar de uma forma, ir melhorando o desempenho e chegar ao final do ano com ritmo ainda melhor do que ele começou, e não o inverso. Muitos começam a todo vapor e chegam no final do ano esgotados. Para isso não acontecer, tem que ser bem dosado e ir preparando tanto a mente quanto o corpo para este desafio”, explica o diretor do Novo Colégio, Fábio William Grillo.

Fábio William Grilo

Formado em Biologia, Fábio atuou durante algum tempo em sala de aula e, há 20 anos, ao lado de um grupo de professores idealistas, fundou o Novo Colégio. “Não queríamos que fosse apenas um mercado de escolas e, sim, um sonho educacional”, conta ele.

Com base nesse princípio, o Novo Colégio investiu pesado em estrutura e em sistema educacional (o Poliedro, entre os melhores e mais reconhecidos sistemas educacionais do País), mas não só; Fábio diz que o mais valioso é o talento humano. É nos professores e na equipe como um todo que o Novo Colégio mantém a atenção. “A equipe precisa ser valorizada. Porque, sem dúvida, os profissionais estando em um ambiente no qual se sintam bem, vão transmitir isso pro aluno. Penso muito nisso: ter um ambiente gostoso de trabalho e que isso reflita em benefício para o aluno”, disse Fábio.

Em meio aos preparativos para o início de mais uma turma do Pré-Vestibular Novo Colégio (as aulas começam no dia 19 de fevereiro e as matrículas estão abertas), Fábio recebeu a reportagem e contou um pouco mais sobre como a escola conseguiu alcançar e manter ao longo dos anos, esses índices de aprovação impressionantes. Confira!

Conte como foi o começo do Novo Colégio

Fábio – O Novo Colégio era um sonho de vários professores e nós juntamos essa ideia e vontades para fundar em Franca a escola. Todos eram experientes na área da educação e eu tinha um pouco de experiência na parte administrativa – atuei na coordenação de escolas de Ribeirão Preto – e fundamos o Novo Colégio com esse sonho de realizar um bom trabalho com os alunos e não ficar simplesmente esbarrando na questão financeira; não é um sonho de ser um mercado de escolas. Aqui é realmente um sonho educacional de formação e com o que nós sempre soubemos fazer, que é trabalhar com ensino médio e pré-vestibular.

Quais foram as principais dificuldades do começo desse sonho do Novo Colégio?

Fábio – Todo início é complicado e cheio de desafios. E enfrentamos naquele momento, sem dúvida nenhuma, uma dificuldade no convencimento da população dos francanos de que seria uma escola duradoura. Afinal, era uma proposta totalmente inovadora, não só no nome, mas em tudo, com coisas que não existiam na cidade. Mas logo veio o reconhecimento. Sentimos já no primeiro ano que era possível abrir as três turmas de ensino médio e também a turma de pré-vestibular, para o qual havia demanda tanto para o curso diurno quanto noturno. Então, fundamos em 2003 e, no começo de 2004, já estávamos com todas as turmas em funcionamento.

Os alunos do ensino médio dão prosseguimento aos estudos no próprio Novo Colégio, cursando o pré-vestibular?

Fábio – A maioria não (risos). E isso ocorre porque o índice de aprovação é muito alto entre os alunos do ensino médio. Cerca de 80% das turmas já consegue ser aprovada direto do ensino médio para a universidade. Então, atendemos os 20% restantes que, muitas vezes, até foram aprovados, mas não na sua primeira escolha, então voltam para aperfeiçoar mais um ano e ser aprovado na faculdade do sonho.

Os demais alunos são aqueles que estudaram em outras escolas e não tiveram uma aprovação no vestibular ou não tiveram condição de fazer um bom ensino médio e procuram o curso.

Esses alunos que vem de outras escolas têm condição de acompanhar o ritmo do Novo Colégio? Afinal, para garantir o bom resultado de aprovação nos vestibulares, o nível das aulas do Novo Colégio é declaradamente “puxado”.

Fábio – Essa é uma dúvida bastante comum, mas o que digo sempre é que se esse aluno já estivesse completamente pronto, ele não precisaria do curso pré-vestibular. O curso é justamente pra esse aluno que tem as suas defasagens. Nós temos vários recursos tanto para aquele aluno que já está em momento de aprofundamento, quanto para aquele que tem dúvidas mais básicas.

Então, por exemplo, nós temos um curso agregado ao nosso vestibular que é o MED; esse módulo é voltado pra esse aluno que já está se aprofundado, que às vezes bateu na trave no ano anterior, mas não passou no vestibular escolhido e busca um reforço no aprendizado. E temos o plantão de dúvidas, que atende esse aluno que eventualmente não fez um bom ensino médio e tem ainda algumas dúvidas mais básicas. E isso é feito extra sala de aula; assim, quando chega na sala de aula, todos têm nível bem semelhante.

O que de diferente o aluno vai encontrar no pré-vestibular do Novo Colégio?

Fábio – Um diferencial importante é que temos uma unidade exclusiva para esse público do pré-vestibular. Afinal, esse aluno precisa de toda uma atenção especial e de um direcionamento diferente do ensino médio, quando os alunos ainda estão no momento de formação, de curtir bastante essa fase da vida. E  isso é importante pra eles.

Já o aluno do pré-vestibular está mais focado, é um aluno que precisa de um silêncio maior até na própria unidade, por isso também oferecemos salas exclusivas de estudo no período da tarde. O aluno tem a possibilidade de chegar às 7h da manhã e sair às 17h30; ele fica durante o período todo tendo aulas e também sendo assistido pelos professores de plantão. Em muitas cidades isso é vendido até como um curso de período integral. Não usamos esse nome aqui, mas oferecemos atividade em tempo integral, caso o aluno tenha essa disponibilidade.

Tudo isso ajuda o Novo Colégio a manter o seu ponto forte: o alto índice de aprovação de alunos nos vestibulares. Esse resultado é a comprovação de que o trabalho está sendo bem feito.

Sempre tivemos resultados excelentes em todas as áreas e, ultimamente, a medicina vem se sobressaindo, até porque a procura é maior. O fato é que ficamos satisfeitos de ver que são vestibulares muito concorridos e os alunos do Novo Colégio tendo esses resultados excelentes. Não só nas universidades públicas estaduais e federais, que geralmente são as mais desafiadoras, mas a gente vem se destacando também pelo número de aprovações em universidades de qualidade de Franca e de toda a região.

E o sistema de ensino do Novo Colégio, como funciona?

Fábio – O aluno do Novo Colégio vai encontrar um material completamente diferenciado. Hoje em dia a gente vê uma tendência das escolas de trabalharem apenas com material digital. O Novo Colégio tem o diferencial de trabalhar com os dois sistemas. Nós temos uma plataforma com o Sistema Poliedro, que é o material digital, mas o aluno recebe, também, o material todo impresso. Esse é um adicional importante e a gente sabe o quanto isso vem fazendo a diferença. Essa opção envolve um investimento maior, mas que o Novo Colégio não abre mão. Esse é um material forte que ajuda muito o aluno para que ele possa ter tudo em mãos, fazer anotações, usar como fonte de consulta. 

Como é a rotina dos alunos do pré-vestibular?

Fábio – Oferecemos uma carta de aulas bem extensa; o número de aulas do Novo Colégio é outro grande diferencial. São mais de 40 aulas semanais, somando o período da manhã e o período da tarde. Além disso, temos os plantões de dúvidas, aulas de aprofundamento com atualidades, geopolítica… e tudo isso acontece no período vespertino.

Temos o plantão de redação, que a gente chama  de aula de correção dirigida e que tem apresentado um resultado excelente. Esse ano, por exemplo, a gente se destacou com várias notas acima de 950 de alunos que não fazem redação em outros cursos específicos, ou seja, fizeram apenas nosso curso de redação juntamente com as demais disciplinas.

Temos aulas de filosofia e sociologia. Muitos vestibulares pedem na sua composição questões que envolvem bastante esses temas.

Temos uma psicóloga que trabalha o acompanhamento não só da parte emocional do aluno, como na orientação de profissões. O aluno geralmente chega aqui com muita dúvida, ainda. ‘Sempre sonhei em prestar isso, mas isso é promissor?’ ‘Em quais áreas posso atuar?’… Além do trabalho com a psicóloga, promovemos o encontro dos alunos com profissionais de diversas áreas, dicas do que pesquisar, enfim, todo o apoio para minimizar as chances de erro na escolha.

Você falou do resultado dos alunos nas redações dos vestibulares. A que se deve esse sucesso?

Fábio – Nós temos o apoio tanto do Poliedro, que tem um banco de temas prováveis muito grande e trabalha com laboratório de redação, com análise de temas. Esses temas são propostos para o professor trabalhar em sala de aula. Também temos uma pesquisa feita pelos nossos próprios professores com relação a prováveis temas dos principais vestibulares. Esse trabalho é muito interessante, pois analisamos o perfil do aluno do Novo Colégio e onde ele costuma prestar o vestibular para que o treinamento seja direcionado pra esse objetivo. Logo no início do ano, realizamos uma pesquisa pra saber onde cada  aluno pretende prestar o vestibular e aí a gente vai trabalhando em cima de temas prováveis e correções de redação de acordo com o vestibular que ele vai prestar.

A escola costuma destacar os espaços de área verde e atividades físicas. Qual a importância disso para o vestibulando?

Fábio – Nós temos uma unidade com mais de 2,5 mil metros quadrados de área e nós tentamos sempre quebrar um pouco esse ambiente da pedra, de construção. Então, a área verde é importante pro aluno poder arejar a cabeça, confraternizar com amigos, relaxar embaixo de uma árvore.

Além disso, o aluno, para prestar o vestibular, não basta apenas o conhecimento. Claro que tem que ter conhecimento amplo e profundo de conteúdo,  mas ele precisa estar bem com o corpo e com a mente. É importante ele ter equilíbrio psicológico – com o apoio de um profissional quando necessário – e estar bem fisicamente pra aguentar uma prova tão longa, sentado por diversas horas. Por isso, oferecemos também atividades físicas como futebol, vôlei e dança.

Se o aluno ainda tiver alguma dúvida sobre onde estudar, eu posso garantir de que não tem nada melhor a ser oferecido nesse nicho de mercado que o Novo Colégio atende. Posso garantir que aqui ele vai encontrar o mesmo nível das melhores escolas todo país, sem sair de Franca. Os melhores professores, um excelente material e  estrutura e todo apoio e orientação de que precisa nesse período tão importante do pré-vestibular.

Joelma Ospedal

É jornalista e apaixonada por comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo