Local

Casa Guanabara: 49 anos de um patrimônio sentimental de Franca

Quando em junho de 1972 o relojoeiro Guaraci Monteiro de Araújo inaugurava uma pequena fornitura na antiga rua do Comércio, não imaginava que ali nascia uma marca que se consolidou entre as mais tradicionais de Franca.

O começo foi com vendas, manutenção de produtos e ferramentas para relojoeiro e ourives, com equipamentos vendidos e consertados por ele até os dias de hoje. Mas a Casa Guanabara mudaria de patamar quando, por volta da metade dos anos 80, o “Sêo” Guaraci, como é conhecido, começou também a trabalhar com brinquedos importados.

Os brinquedos eram vendidos apenas no mês de dezembro, pois era a única época do ano em que esses produtos tinham grande saída, por conta do Natal. Joana Araújo, esposa e sócia, relata que nem o Dia das Crianças era motivo para elevar a venda de brinquedos, portanto, só dezembro justificava oferecer esses importados.

Nos anos 90, com a explosão da publicidade voltada ao público infantil, a demanda por brinquedos começou a aumentar, independentemente de qual época do ano fosse. A partir disso, a Casa Guanabara incorporou os brinquedos à lista de produtos de maneira permanente. Mais do que isso, os brinquedos tornaram-se a especialidade do estabelecimento, fazendo com que a marca fosse referência em Franca e na região. Da Rua do Comércio, a Casa Guanabara se mudou para a rua General Carneiro, 1326, também no Centro de Franca, onde já estão instalados há mais de duas décadas.

Uma marca estabelecida com quase 50 anos de mercado já havia passado por diversas situações entre altos e baixos, mas nem de longe Joana e Guaraci imaginavam encarar uma pandemia. “Foi um choque muito grande! Durante todo esse tempo, nunca fomos impedidos de trabalhar e, do dia para a noite, essas coisas aconteceram. Foi muito chocante para mim” disse Joana. Ainda assim, a pandemia trouxe também novos horizontes. Ela foi a responsável pela imersão da Casa Guanabara no mundo digital. “Entre um lockdown e outro, fomos aprendendo a lidar com a situação. Atendíamos apenas com meia porta aberta, recebendo uma quantidade limitada de pessoas, cumprindo o devido distanciamento. Foi aí que surgiu a necessidade de entrar de vez no mundo digital. Aos poucos fomos entendendo a importância das redes sociais. Hoje, somos ativos no Facebook, realizando publicações semanais. Basta nos procurar em Casa Guanabara Brinquedos. Também estamos no Instagram em @casa_guanabara”, completou Joana, que hoje toma conta da loja, enquanto ‘sêo’ Guaraci, aos 74 anos, toca a oficina de consertos, na qual atende carinhosamente o pedido de cada cliente.

A Casa Guanabara também atende via Whatsapp, por meio do qual eles enviam fotos de produtos e tiram as dúvidas dos clientes. Além dos tradicionais brinquedos, a Casa Guanabara ainda trabalha com artigos de ourives e relógios.

Anote aí o número (16)988500-0453.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo