Capitã Sandra, dos Bombeiros, pede consciência contra queimadas
A comandante do Corpo de Bombeiros de Franca, a capitã Sandra Andrade de Camargo, utilizou a Tribuna Livre durante a sessão desta terça-feira, 21, para agradecer a o apoio dos parlamentares e os repasses de recursos por intermédio da deputada estadual Delegada Graciela (PL) com a destinação de emenda parlamentar para aquisição de uma nova Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros.
Durante seu pronunciamento, a capitã pediu ainda conscientização por parte da população para evitar incêndios, especialmente porque, segundo ela, a maior parte dos focos de fogo são culpa do homem. “Há necessidade de consciência preventiva para que a gente consiga passar pelo período de estiagem sem grandes incêndios, e estamos pedindo encarecidamente à população porque também estamos vivendo um momento de racionamento de água”, alertou.
A comandante ainda pediu que a população não use fogo para limpar terrenos, cuidados com descarte de lixo, bitucas de cigarro que muitas vezes as pessoas jogam nos canteiros de rodovias e faixas de domínio e acaba surgindo incêndio.
Tribuna
Nesta manhã outros dois importantes assuntos também foram abordados na Tribuna Livre. O primeiro deles foi o Dia Nacional dos Surdos: Lutas e Conquistas, que é comemorado em 26 de setembro. A representante da Apada (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes), Izabel Alves de Souza, falou sobre a necessidade de mais investimentos e apoio no atendimento dos surdos e das pessoas com deficiência auditiva e agradeceu emendas impositivas que somam R$ 1,8 milhão e foram incluídas no orçamento de 2022 por iniciativa da iniciativa da Frente Parlamentar de Apoio aos Surdos e Deficientes Auditivos.
“Hoje eles ainda continuam na invisibilidade e estamos hoje aqui, primeiro para agradecer aos vereadores, e ao mesmo tempo cobrar soluções para as dificuldades para aquisição de aparelhos auditivos e atendimento na rede pública na saúde auditiva”, disse. A representante ainda disse que o atendimento no NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) não é o ideal para os deficientes auditivos.
Outra a usar a Tribuna Livre foi a moradora do Jardim do Éden, Simone Carvalho, pediu apoio e punição para as pessoas que abandonam animais no município. “Animais são soltos à noite e também durante o dia, cães, gatos e até cavalos que estão comendo lixo, tirando sacos das lixeiras das casas para se alimentar, é muito triste”, afirmou.
Durante sua fala, a moradora pediu que a população ajude, solicitou que os vereadores ajudem na busca por providências e ainda incentivou as denúncias.