Bairros da Região Oeste serão os primeiros no ano a receber o ‘Arrastão da Dengue’, neste sábado, 31

A Secretaria de Saúde programou para este sábado, 31, o primeiro ‘Arrastão da Dengue’ deste ano. Equipes de agentes de controle de vetores e caminhões da Secretaria de Infraestrutura percorrerão as ruas dos Jardins Palmeiras, Anita e Residencial Júlio D’ Elia, na Região Oeste, a partir das 8 horas para recolher materiais que possam acumular água e servirem de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Materiais como latas, garrafas, baldes, potes de vidro e plástico, pneus, além de pequenos móveis serão recolhidos. A orientação é para que os moradores destes bairros façam uma limpeza em seus quintais, retirem os objetos que precisam ser descartados e deixem sobre as calçadas na noite de sexta-feira, 30, ou nas primeiras horas de sábado para facilitar o recolhimento.
As equipes não retirarão materiais de dentro das residências e não serão recolhidos pneus provenientes de borracharias ou estabelecimentos semelhantes.
De acordo com a secretária de saúde Waléria Mascarenhas, o apoio da população é essencial para evitar uma epidemia de dengue na cidade. “Os moradores sempre foram parceiros da Prefeitura neste trabalho e precisamos continuar com esta força-tarefa para prevenir à dengue e acabar com os objetos que possam servir para a proliferação do mosquito, principalmente neste período de chuvas e de altas temperaturas, que favorece o surgimento das larvas”, disse.
Segundo ela, nesta sexta-feira os agentes já estarão nesta região orientando os moradores e informando sobre o ‘Arrastão’ do dia seguinte. Em 2025, foram realizadas 15 edições do projeto, atendendo a todas as regiões da cidade, com cerca de 60 toneladas de materiais inservíveis recolhidos.
Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones da Vigilância Sanitária (16) 3706-8437, 3706-8438 e 3706-8439.
Números
De acordo com a Secretaria de Saúde, no ano passado, foram registrados 6.048 casos de dengue com 4 mortes contabilizadas. Neste ano, até o momento, há 99 casos da doença e nenhuma morte.
A secretaria alerta que a vacina está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, sendo duas doses com intervalo de 3 meses entre elas. Para receber o imunizante, basta comparecer às UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas e nas unidades de ESFs (Estratégias de Saúde da Família), das 8 às 16 horas, apresentando um documento de identidade e a carteira de vacinação.
Em 2025, foram feitas 5.068 doses, sendo 3.159 da primeira e 1.909 da segunda. Até esta quarta-feira, 449 pessoas receberam a vacina, sendo 298 da primeira aplicação e 151 da segunda.




