Local

Avião da Força Aérea Brasileira faz inspeção no aeroporto para liberação da pista

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) está sobrevoando Franca nesta quinta-feira, 31. A aeronave veio à cidade para realizar testes técnicos nos equipamentos instalados na pista de decolagens e pousos, mais especificamente o PAPI (sigla em inglês que significa Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação). Moradores do entorno do aeroporto filmaram a passagem da aeronave.

Esta etapa de inspeção é critério obrigatório para a liberação total para a implementação das rotas de voos regulares comerciais com aviões de porte médio e grande.

Paralelamente a esta etapa estão sendo cumpridos os últimos trâmites burocráticos junto à ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) para que os aviões retornem a voar em Franca.

“Franca tem uma das melhores pistas do interior do Estado de São Paulo e faremos todo o possível para que seja uma referência em Aviação Civil de São Paulo”, disse Marcel Moure, presidente da VOA, empresa responsável pela administração do aeroporto local.

Articulação política

O vereador Daniel Bassi, que tem defendido a bandeira do retorno dos voos a Franca desde o início do seu mandato, comemorou a vinda do avião da FAB, que já era aguardada há meses.

“É muito bom constatar que as coisas estão caminhando bem e que, a cada dia, estamos mais perto do retorno das atividades plenas de nosso aeroporto”, afirmou o vereador e presidente do Parlamento Regional de Franca.

As obras

O aeroporto recebeu R$ 1,5 milhão a compra do equipamento PAPI, que é utilizado como apoio aos pilotos no momento dos pousos, para que o procedimento ocorra com a máxima segurança.

Também houve investimento elevado em obras estruturais e de melhorias na navegação aérea.

As obras contemplaram a revitalização do terminal e edifícios operacionais, implantação de caminhão bombeiro, aprovação e também na implantação de EPTA (Estação de Telecomunicação) para voos comerciais.

O vereador Daniel BassI informou que o avião veio diretamente do Rio de Janeiro, base do GEIV, a Franca e foi rapidamente a Ribeirão Preto para reabastecer, retornando em seguida à Capital do Calçado.

Bassi tem participado e acompanhado de perto todas as ações sobre a volta dos voos, também destacou outros investimentos.

“Estão prontos também a recuperação do pátio da pista, projeto e aquisição de PAPI (sistema de ajudas visuais à navegação aérea) e canal de inspeção para atendimento a voos comerciais regulares. Já estamos cobrando também as homologações junto à ANAC. Estou confiante”, disse o parlamentar.

Bassi destacou que lideranças regionais, como a empresária Flávia Lancha, e importantes autoridades políticas participaram do processo, casos do vice-governador Felício Ramuth, e do secretário Estadual de turismo, Roberto Lucena.

Franca tem potencial

Segundo o presidente da Rede VOA, Marcel Moure, o Aeroporto de Franca está situado em uma área de enorme potencial comercial e turístico e está apto a receber voos comerciais.

“À Rede VOA coube toda a infraestrutura aeroportuária, prevista pela legislação da ANAC. Estamos agora à espera dos aviões”, disse.

Investimentos pesados

No total, a Rede VOA investiu mais de R$ 3,9 milhões no Aeroporto de Franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo