Local

Audiência pública discutirá instalação do Centro Pop na Vila Formosa

Uma audiência pública, marcada para a manhã desta quarta-feira, 12, discutirá a implantação do Centro Pop no prédio do antigo CSU (Centro Social Urbano), na Vila Formosa. Um Estudo de Impacto de Vizinhança mostrou que 74,9% dos moradores do bairro são contra a instalação do serviço no local. A reunião marcada para a amanhã contará com a secretária de Ação Social da Prefeitura de Franca, Gislaine Liporoni, e discutirá o tema. Apesar do resultado da pesquisa e de outras manifestações já realizadas por moradores do bairro, a administração municipal deve manter a decisão e funcionamento do Centro Pop, já nas novas instalações, deve ser retomado ainda neste mês de maio.

Entre os motivos apontados pela população que é contra a instalação do Centro Pop no bairro, estão o receio do aumento de roubos, furtos e assaltos, além do número de pedintes nas ruas do bairro. Sujeira, poluição e até o medo de que os moradores em situação de rua atrapalhem o atendimento de clientes nos estabelecimentos comerciais também foram apontados no levantamento.

Morador do bairro desde que nasceu, há 34 anos, o jardineiro Lucas Luís dos Santos Garcia é um dos que são contrários a decisão da Secretaria de Ação Social. “Tememos por problemas no bairro. A insegurança é nosso principal medo, sabemos que ali, onde era o Centro Pop, o número de ocorrências aumentou. Acho que o melhor seria instalar o serviço longe da cidade”, disse. Para a pesquisa foram ouvidas 434 pessoas, entre os dias 30 de março e 5 de abril. Participaram do levantamento francanos que moram ou trabalham na Vila Formosa. Hoje, segundo dados da Prefeitura baseados no Cadastro Único há, em Franca, mais de 500 pessoas em situação de rua.

O Centro Pop deve oferecer refeições, atividades, além de local para que os moradores em situação de rua façam sua higiene pessoal. A expectativa é que no local também sejam oferecidas vagas para pernoite. Segundo informações da Secretaria de Ação Social, os recursos para manutenção do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua são oriundos de parcerias firmadas com o Governo Federal específicos para o atendimento desse público, no valor mensal de R$ 18 mil.

Como assistir?

Os interessados poderão acompanhar a Audiência Pública para apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança nesta quarta-feira, a partir das 8 horas, através dos links https://conferencia.franca.sp.gov.br/b/iar-6aj-uwv e pelo Youtube https://www.youtube.com/channel/UCAANnCl9EG3uGEC5Of_i_Bw/featured?view_as=subscriber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo