Aparelho de última geração passa a funcionar no Hospital do Coração de Franca
Referência em tratamento de doenças cardiológicas para Franca e 22 municípios da região do DRS-VIII, o Hospital do Coração de Franca colocará em funcionamento nesta semana uma máquina de alta complexidade, que permitirá aos médicos realizarem procedimentos minimamente invasivos para que os pacientes se recuperem com maior rapidez.
Importada do Japão, a hemodinâmica foi comprada com emenda parlamentar no valor de R$ 2,8 milhões destinada ao Grupo Santa Casa pela deputada estadual Delegada Graciela (PL). Após 100 dias de viagem, partindo do outro lado mundo em meio a pandemia e uma guerra, a máquina chegou em Franca no ano passado. Foram necessários dois caminhões e um guindaste para descarregar as 12 caixas com as peças. A carga tinha um peso bruto de cerca de cinco toneladas.
Após o Hospital do Coração finalizar os procedimentos necessários para a instalação, a hemodinâmica será entregue na próxima quinta-feira, 20. Poucos hospitais públicos do País contam com equipamento de ponta semelhante.
Além dos procedimentos cardíacos, como cateterismos e angioplastias, também é possível fazer com a máquina implantes de marca-passo e arteriografia vascular e cerebral. “Nossos agradecimentos à deputada Graciela pela ajuda. A hemodinâmica vai nos oferecer o que há de mais moderno no Brasil e no mundo. É um grande avanço na medicina regional, que vai colaborar para o sucesso e desfecho favorável para os pacientes”, disse o médico Laurence Dias de Oliveira, diretor-técnico dos Hospitais do Câncer e do Coração.
O Hospital do Coração de Franca realiza uma média de 200 procedimentos mensais. A população que será beneficiada na área da DRS VIII é estimada em cerca de 750 mil habitantes. “Fico feliz em poder colaborar para tornar mais eficiente o atendimento prestado. As pessoas que têm alguém na família que sofre com doença cardíaca vão entender a dimensão desta conquista. A hemodinâmica vai ajudar a salvar vidas”, comentou a deputada Delegada Graciela.