Reunião de agentes culturais marca início da preparação para a eleição do novo Conselho

Na noite de ontem, dia 29, dezenas de agentes culturais se reuniram na praça Carlos Pacheco, em frente à Casa da Cultura e do Artista Francano, para conversarem sobre as atualizações referente à eleição do Conselho da Cultural de Franca. A movimentação teve como objetivo sensibilizar a Prefeitura de Franca para a obtenção de verbas públicas de fomento à cultura que poderão ser captadas com a eleição do novo Conselho. De acordo com os agentes culturais, a Feac (Fundação para o Esporte e Cultura de Franca), responsável também pela cultura, não tem dado a devida atenção ao setor.
Os 37 agentes que participaram do encontro também realizaram o planejamento de uma ação que está prevista para o próximo dia 10 de abril, às 14 horas, na mesma praça, que está sendo chamada de “Retomada Cultural”. O evento será um espaço de apresentações de todas as linguagens. Em vídeo divulgado nas redes sociais e postado aqui, pela Folha de Franca, os artistas deixam claro que querem se manifestar fazendo o que sabem fazer melhor, que é arte. E a mensagem final do vídeo, na voz dos artistas é: “É hora de nos unirmos para manifestarmos nosso desejo de: ‘Conselho já!’ Veja o vídeo abaixo.
A movimentação dos artistas começou a surtir efeito ainda ontem. O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) se reuniu com o CMPC (Conselho Municipal de Política Cultural) e a Feac (Fundação para o Esporte Arte e Cultura) e ficou ficou resolvido que a Feac dará andamento aos trâmites legais para dar divulgação e a realização de nova eleição do conselho.
De acordo com Marília Martins, do CMPC, na reunião com o prefeito, ficou decidido que a Feac fará o chamamento público, a abertura de inscrições e iniciará o processo em 15 dias. Após as eleições, o objetivo do conselho da cultura será buscar recursos da Lei Aldir Blanc 2ª edição, cujos valores disponíveis para Franca seria de R$ 2,3 milhões); da Lei Paulo Gustavo (R$ 2.800.000,00), da realização de um edital para Bolsa Cultura 2022, além de retomada do setor cultural e do uso dos espaços culturais da cidade.







