4 das 7 doses de vacina Astrazeneca estavam dentro do prazo
Quatro dos sete francanos que teriam tomado vacinas fora do prazo de validade na verdade teriam sim recebido a dose da Astrazeneca ainda no período de validade do imunizante. A informação é da Secretaria de Saúde e foi divulgada na noite desta sexta-feira, 02, em nota encaminhada à imprensa.
Uma matéria da Folha de São Paulo, também publicada nesta sexta-feira, divulgou um levantamento em que ao menos 26 mil doses da vacina de Oxford haviam sido aplicadas mesmo com prazo de validade vencido. Sete dessas doses teriam sido aplicadas em Franca.
Em nota, a Prefeitura informa que, “a Secretaria de Saúde, após conhecimento sobre a possibilidade da Imunização de sete pessoas com a vacina Astrazeneca fora do período da data de validade, imediatamente, entrou em contrato com os pacientes. Destes, quatro, pela apuração, a aplicação estava dentro da validade da vacina, porém o lançamento no sistema Vacivida foi realizado posteriormente”.
De acordo com a matéria da Folha de São Paulo, onde foram cruzados dados de duas bases – DataSUS e Sage – a partir do número do lote das vacinas. Foram consideradas todas as imunizações do país contra Covid-19 até 19 de junho.
De acordo com o levantamento, em Franca as doses aplicadas fora do prazo de validade seriam dos lotes 4120Z001, com vencimento previsto para o dia 29 de março (três doses aplicadas, uma na UBS do Ângela Rosa, uma no Guanabara e outra no Brasilândia); lote CTMAV520, com vencimento no dia 31 de maio, também uma dose aplicada na UBS do Ângela Rosa; CTMAV501, com validade de 30 de abril e aplicada na UBS do Leporace; e, por fim, duas doses do lote 4120Z004, com vencimento no dia 13 de abril e aplicadas no Núcleo de Saúde do Paineiras e no Centro de Saúde 1. Na nota divulgada à imprensa, a Prefeitura não informa qual dessas doses teriam não teriam sido aplicadas fora do prazo.
Caso tenham recebido as doses fora do prazo de validade, as pessoas terão que receber novos imunizantes já que, na prática, é como se a pessoa não tivesse sido vacinada.