Vencedora do concurso “A mais Bela Voz Infantil” está na Folhinha de Franca
“…Não quero lhe falar meu grande amor
Das coisas que aprendi nos discos
Quero lhe contar como eu vivi
E tudo o que aconteceu comigo
Viver é melhor que sonhar
Eu sei que o amor é uma coisa boa
Mas também sei que qualquer canto
É menor do que a vida
De qualquer pessoa…”
Este é apenas um trechinho da música “Como nossos pais” que ficou famosa na voz de Elis Regina e é a preferida de Ana Luiza. Foi com ela que a jovem conquistou o 1º lugar no concurso: “A Mais Bela voz infantil”, promovido pelo Maestro Nazir Bittar.
Ana Luiza Barbosa Alvarenga tem 15 anos, é filha de Luiz Alberto Alvarenga e Lucimeire Aparecida Barbosa Alvarenga, mora na cidade de Ibiraci-MG, mas nasceu em Franca, em 24 de agosto de 2007. Todo seu talento começou a desabrochar com um teclado que ela ganhou de presente.
“No meu aniversário de 2 anos, ganhei da tia Rosa um teclado de brinquedo, comecei a tirar muitos sons e meus pais perceberam que eu tinha facilidade. Aos 4 anos já iniciei aulas de piano e a professora me fazia tocar e cantar e viu que eu era afinada. Aos 7 anos ganhei um teclado de verdade do meu pai coloquei em cima dele meus bichinhos de pelúcia, aí eu de pijama, tocava, gravava e cantava para eles”
“Sempre cantei muito na escola, a professora me convidava para cantar nas comemorações e participava do Caça Talentos que havia na escola. Cantei também em importantes eventos na cidade de Ibiraci, em um deles, cantei até o Hino da cidade”
“Meus pais são meus grandes incentivadores, meu pai acredita e investe em mim. Sei tocar piano, órgão, ukulele, violão e cajon. Tenho muitos cantores preferidos: Elis Regina, Adele, Gustavo Lima, Marília Mendonça, Ana Carolina, Melanie Martinez, mas a minha preferida, a que mais gosto mesmo, é a Alcione”
“Meu pai ficou sabendo que haveria o concurso A mais bela voz infantil, procurou o maestro Nazir Bittar que explicou como seria, gravei um vídeo e enviei, fui aprovada para participar. Em casa, treinava todas as noites. Quando cheguei ao teatro, para me preparar, não só cantei, mas fiz amizades, ganhei experiência, prestei atenção em tudo principalmente nas orientações do maestro Nazir, que me deu dicas valiosas e os psicólogos que estavam sempre ao lado dos participantes para nos auxiliar com as emoções”
“Para concorrer, escolhi cantar Como nossos pais, uma música que tem uma letra complexa e que precisa ser cantada com técnica, mas principalmente com muito sentimento. É perfeita! Não achei que fosse ganhar em 1º lugar, pois nos ensaios, vi que todos os participantes eram também muito bons, com vozes maravilhosas. Quando o maestro anunciou minha vitória foi uma emoção incrível”
“Aprendi muito participando do concurso e ainda ganhei uma bolsa de estudo de inglês, que será muito importante para que eu cante as músicas internacionais, adquiri muito conhecimento musical e cultural, o maestro Nazir me ensinou como ter presença de palco e ter mais firmeza ao cantar e me apresentar. Minha agenda de shows está crescendo”
“Estou muito feliz em ter conquistado o 1º lugar, fui notícia na Folha de Franca e quando vou ao mercado e padaria as pessoas vêm falar comigo e perguntar como foi ganhar o concurso e na escola todos pedem para eu cantar e me parabenizam. Para o futuro espero ganhar dinheiro fazendo o que gosto que é cantar e cursar a faculdade de Direito”
Preferidos da Ana Luíza:
- Livro: Coraline e o mundo secreto
- Filme: Coraline e o mundo secreto
- Música: Forró no Xenhenhém
O maestro Nazir Bittar é o grande incentivador e realizador do Concurso A mais bela voz infantil, que já acontecia em Franca nos anos 70, 80 e início dos anos 90. É o responsável por incentivar, orientar e revelar talentos musicais.
Orquestra Sinfônica de Franca
Orquestra Jovem de Franca
Coral Jovens Cantores de Franca
Com a palavra o maestro:
“Eu fui eleito Prefeito Mirim, concurso que acontecia junto com a mais bela voz, e era um grande sucesso. As rádios da cidade transmitiam ao vivo a final. Por anos, esses concursos ficaram esquecidos e no ano de 2018, em meu retorno a Franca depois de algum tempo morando na Alemanha, propus ao prefeito Alexandre Ferreira a continuidade, ele apoiou a ideia. Trata-se de algo que movimenta as crianças, os adolescentes, as escolas de música, professores e familiares. Revelamos talentos da cidade. No concurso há um clima saudável, as crianças e adolescentes torcem um pelos outros.“
“Nesta 4ª edição, a qualidade vocal dos participantes foi algo incrível, um grande desafio para os jurados. Durante os ensaios, os participantes experimentam o que é estar no palco, sentem emoção e até decepção, momentos que repercutem durante toda a vida deles, pois muitos participantes até hoje se dedicam à música”
“A Ana Luíza, merecidamente, foi o 1º lugar, ela tem qualidade, inteligência e potencial vocal incrível. Sugeri que ela fosse para o mundo da ópera, é um talento que precisa ser incentivado. Ana é especial, quando canta não tem como ficar inerte a beleza da voz dela”
Confiram o canal de Ana Luíza no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCCSyJO7fup8NohRpISzXO6Q