Vila Tião: o time que já nasceu campeão
Por Vitor Hugor Ferreira
O Grêmio Recreativo Vila São Sebastião, ou simplesmente Vila Tião, é um clube francano de futebol amador fundado em 2005 por sete amigos e ex-membros (Edimar, Tatal, Ricardo, Pinga Paulinho, Balu e Jararaca). Ele nasceu de um antigo time de bairro em Franca, o “Corintinha”.
Do início como um clube de bairro, até a primeira disputa do Campeonato Amador, foram três anos de espera. Em 2008, enfim, o Vila Tião disputaria o seu primeiro torneio na várzea. Logo em sua primeira participação, o Vila Tião se sagrou vencedor do Campeonato Varzeano de Franca. Daí em diante, a equipe já mostrava que surgia para fazer história no futebol de várzea da cidade.
Os anos de ouro
Atualmente, a equipe é presidida por Ricardo Azis e o vice-presidente é Wagner Waguin. E foi o Wagner quem nos contou um pouco mais sobre a história do time.
Dois anos após a primeira conquista, em 2008, teve início a grande era do Vila Tião. O clube conquistou um tetracampeonato consecutivo (2011, 12, 13 e 14) sob o comando do maior ídolo do clube, o craque Rixão. Em 2017, novamente o troféu da várzea ficou na Vila, tornando-o assim hexacampeão do Campeonato Amador de Franca.
Um detalhe curioso é que o time nunca perdeu uma final de campeonato. Das seis vezes em que chegou à decisão, seis vezes sagrou-se campeão.
O Bairro e o povo
Com mais de 50 anos de história, a Vila São Sebastião é um dos bairros mais tradicionais da cidade. Os movimentos populares são a cara desse lugar e não seria diferente quando o assunto é futebol. Em dias de jogos, a Vila Tião se torna um palco de festas. Bandeiras, batuques e muita vibração para empurrar a equipe até a vitória.
No campo do Parque Continental, em dia de Tião, as pessoas não poupam na hora de demonstrar o sentimento pelo time do bairro. Embora não haja uma pesquisa oficial, o vice-presidente acredita que, dentre as equipes de futebol amador da cidade, a Vila Tião é a que tem maior torcida. “E conta até com simpatizantes de diversos outros bairros”, diz ele, orgulhoso.
Tempos pandêmicos
A pandemia da Covid-19 afetou o mundo inteiro e inevitavelmente também aconteceu com o futebol de Franca. Com as equipes sem jogar há quase dois anos, o vice-presidente Wagner expressa o sentimento desse momento. “É muito ruim esse tempo todo sem ver o Vila jogar. O bairro virava uma festa, era muito movimentado. Espero que os jogos voltem a acontecer logo”, disse.
Hoje, o clube conta com 25 diretores que colaboram não só com o pagamento dos salários dos atletas, mas também ajudam na loja de materiais do clube, onde são vendidas camisetas e outros artigos esportivos. Em nome do time também são promovidas quermesses com venda de galinhadas e diversos outros pratos, com toda a verba revertida para pagar as despesas do Grêmio Recreativo Vila São Sebastião.
Vitor Hugo Ferreira é estudante de jornalismo, estagiário no Portal Folha de Franca
Grande Time, parabéns a diretoria que sempre tem feito um belo trabalho Vila São Sebastião é top.