Sesi Franca vence o Pinheiros por 95×86 na primeira dos playoffs
O Sesi Franca Basquete venceu na noite de ontem, 27, a sua primeira partida nos playoffs. A partida, que teve início às 21 horas, foi bastante disputada do início ao fim e contou com a vitória do Franca sobre o Pinheiros pelo placar de 95 x 86. O destaque ficou com Lucas Mariano, que nesta noite teve uma atuação de gala. Foram 28 pontos, cinco rebotes e 27 de eficiência.
Os dois primeiros minutos da partida foram de muitos erros. Franca usou bastante o Lucas Dias no poste baixo contra o Gui Abreu, porém o francano não obteve sucesso e fez apenas um ponto, que foi convertido no lance livre. Pinheiros conseguiu dois bons ataques com Buffat e Gabi Campos e abriram sete pontos de frente. Franca continuou mal no ataque, errando bandejas e arremessos de três livres. Após muitos erros das duas equipes, os mandantes conseguiram boas defesas e passaram a frente no placar, forçando o técnico David Pelosini a pedir o primeiro tempo da partida. Após a parada, o embate começou a ficar bem faltoso e as equipes não pontuaram tanto. Com dois minutos restantes, os ataques começaram a funcionar e o placar subiu um pouco, terminando em 20 x18 para o Sesi Franca.
A volta para o segundo período foi um reflexo dos dois últimos minutos, muitas faltas e ataques pouco eficientes. Após esse período, os ataques funcionaram para ambos, mas a partida seguiu equilibrada. O Pinheiros apostava nas dobras assim que os pivôs francanos entravam no garrafão. Já o Franca tentava uma marcação mais em cima, tentando roubar a bola rápido. Na metade do quarto, hora do show francano, primeiro com uma linda enterrada de Márcio. Depois, David Jackson infiltra, anota dois pontos e ainda recebe a falta. Apesar de toda a euforia da torcida, os visitantes dificultaram bastante a vida dos francanos, que não conseguiam abrir grande vantagem. David solicitou outra parada após bola de três de Scala, mas o time voltou pior. Os comandados de Hélio Rubens atacaram muito bem, com paciência e procurando o melhor arremesso, enquanto os visitantes não conseguiam mais furar a defesa adversária. Apesar disso, o confronto foi para o intervalo com apenas quatro pontos de vantagem para os mandantes, o placar foi de 43 x 39.
O Pinheiros voltou bem melhor do intervalo, fazendo 10 pontos em dois minutos e meio e com uma defesa muito forte. O time da capital voltou muito ligado, defendendo bem e atacando com mais inteligência. Com duas bolas seguidas de três de Lucas Dias, o Sesi Franca retomou novamente a liderança da partida. No meio do período, os francanos começaram a atacar e defender melhor, enquanto isso o Pinheiros estagnou nos 14 pontos e perdeu intensidade defensiva. A partida seguiu muito disputada, com os times aproveitando muito bem os espaços nas bolas triplas. Com uma desatenção nos segundos finais, Franca tomou outra bola do perímetro e viu a vantagem cair para dois pontos. O placar para o último quarto foi de 65 x 63.
O último período começou com trocas de cestas e muito intenso. Dessa vez o roteiro foi diferente, o time da Capital do Basquete começou melhor e viu o Pinheiros se recuperar, com uma linda bola de três de Coleman. Após pedido de tempo de Helinho Garcia, muitos bons ataques em sequência de ambos os times. Gabi Campos e Lucas Mariano travaram uma bela disputa. Ainda com três minutos restantes, Franca retomou o bom início e abriu nove pontos de diferença, uma das maiores de toda a partida. Após conquistar essa vantagem, os mandantes somente administraram a partida e triunfaram por 95 x 86.
O próximo jogo da série vai acontecer no sábado, 30, às 16:10, em São Paulo, no Poliesportivo Henrique Vilaboim. O Sesi Franca buscará abrir 2 x 0 na série e ficar a uma vitória de se classificar para as semifinais. Já o Pinheiros tenta a sua primeira vitória no confronto e dessa vez vai contar com o apoio de sua torcida. A partida será transmitida pela TV Cultura.
Destaques da partida
Sesi Franca:
David Jackson – 15 pontos, três assistências e 14 de eficiência.
Lucas Dias – 17 pontos, cinco rebotes e 18 de eficiência.
Lucas Mariano – 28 pontos, cinco rebotes e 27 de eficiência.
Pinheiros:
Coleman – 20 pontos, uma bola recuperada e nove de eficiência.
Munford – 22 pontos, cinco rebotes e 20 de eficiência.
Gabi Campos – 14 pontos, seis assistências e 17 de eficiência.