Judoca francana conquista vaga no Centro de Excelência Esportiva em São Bernardo do Campo
A atleta francana Maria Victoria Souza Silva, de 15 anos, acaba de conquistar uma vaga no Centro de Excelência Esportiva em São Bernardo do Campo. No último feriado de Tiradentes, a atleta conseguiu a tão merecida vaga, sendo convocada pelo Centro de Excelência, onde irá se aperfeiçoar no esporte e permanecer representando Franca, a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) e a equipe onde começou seus treinos, a Associação Kiai-Kan.
Maria Victoria foi campeã da Copa São Paulo em 2016 e Vice-Campeã em 2019, iniciou sua carreira no esporte aos 6 anos. Seu talento foi encontrado em um dos projetos sociais da Associação Kiai Kan de Judô realizado em 2012 no bairro do Jd. Santa Maria, berço de outros judocas que representam a cidade de Franca. Quando o projeto dos técnicos Luzia Oliveira e Carlos Zacarias estava sendo realizado através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Franca e a FEAC, em seu bairro, em busca de fomentar o judô na cidade através de escolinhas de iniciação esportiva.
A jovem tem levado o nome da Kiai-Kan e do Judô Francano em diversas cidades e competições. Ela já ganhou inúmeros títulos durante os anos, como por exemplo 3ª Colocada nos Campeonatos Paulista Fase Final Sub-13 em 2018 e Brasileiro Região V em 2019.
Nascida em Franca e filha de donos de um supermercado, seu sonho é ser uma boa atleta e se profissionalizar no esporte. Maria recebe bolsa atleta na cidade e já está graduada com a faixa roxa. Sua rotina de treino em Franca era de segundas e quartas-feiras, das 15h às 18h (incluindo treino físico e técnico) e ás 20h treino técnico e nas sextas-feiras, das 15h às 17h30. E a partir desta semana, a atleta já assumi sua nova carga horária de treinos intensos, todos os dias da semana, já que viajou na última terça-feira, 3.
“Eu me inspiro muito na Mayra Aguiar e tenho as melhores expectativas quanto a essa nova fase. Irei morar no alojamento do Centro de Excelência e claro é um grande sonho chegar em uma olímpiada”, contou a atleta.